«« Voltar
“O ir e vir da profissão docente: saberes em construção'
Protocolo do SIGProj:   175332.798.120207.14082014
De:31/08/2014  à  30/07/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Gisele Palma
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Canoas - Câmpus Canoas - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta tem como intencionalidade o desenvolvimento profissional docente, por meio da reflexão do cotidiano dos professores ao exercerem seu ofício, tensionada a diferentes epistemologias, que possam contribuir para sua compreensão e para a construção de saberes pedagógicos. Parte-se do pressuposto que os professores são profissionais que chegam ao seu exercício profissional, mesmo que não tenham passado por cursos de formação docente formal, encharcados de uma cultura profissional, a qual sustenta suas personalidades profissionais. Essa cultura se constrói na trajetória pessoal, acadêmica e profissional de cada sujeito, constituindo saberes de natureza plural e temporal. Nesse sentido, acreditamos que a implementação do projeto deve se dar por meio da organização de Grupos de Trabalho (GTs), os quais farão uma imersão em temáticas de interesse do grupo, com base em diferentes teóricos, refletindo sobre/com seus cotidianos. Ocorrerá, também, a socialização dos estudos parciais desenvolvidos por cada GT (Outubro/2014). Esses processos serão desenvolvidos pelos professores do IFRS-Câmpus Canoas, com a finalidade de buscarem subsídios para as comunicações a serem realizadas no Seminário 'O ir e o vir da profissão docente: saberes em construção' (Julho/2015), o qual contará com a presença do público-alvo do mesmo.
Palavras-chave
   Desenvolvimento profissional, saberes docentes, teoria e prática
Público-Alvo
  O Projeto é destinado aos professores, técnicos e alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS - Câmpus Canoas, professores da Educação Básica e Superior de Instituições Públicas do município de Canoas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar