«« Voltar
Laserterapia em Odontologia
Protocolo do SIGProj:   175275.824.201785.27032014
De:19/06/2014  à  19/05/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Andréa Dias Neves Lago
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DOI - Departamento de Odontologia I
Resumo da Ação de Extensão
   Introdução: A terapia com laser na odontologia deve ser considerada uma opção auxiliar indispensável nos consultórios atuais nas mais diversas especialidades. O laser é uma fonte de luz com diferentes comprimentos de onda que lhe conferem propriedades terapêuticas excelentes, porém é importante conhecer bem os seus princípios básicos para que se possa utilizá-lo adequadamente. Objetivos:Utilizar a laserterapia como coadjuvante nos tratamentos convencionais àqueles pacientes encaminhados ao Curso de Odontologia da UFMA, em especial à parcela da população SUS/dependente, favorecendo o alívio de dores e a aceleração da cicatrização tecidual. Bem como, realizar a laserterapia em pacientes que necessitarem de acordo com as suas indicações: alívio da dor (promove o alívio de dores de diversas etiologias, como dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós-operatório); reparação tecidual; redução de edema ou inchaço; alívio da hipersensibilidade dentária; paralisia facial; aftas, herpes labial; alveolite; dores na articulação têmporo-mandibular, dentre outras; elaborar e conduzir um planejamento de aplicação do laser baseado nas necessidades de cada paciente; capacitar os alunos da área odontológica no cuidado com os pacientes e no conhecimento da tecnologia laser. Metodologia: Os pacientes selecionados serão submetidos às aplicações de laser em lesões de sensibilidade, aftas, trismo, paresesias, dentre outras indicações da laserterapia. Antes das aplicações, os pacientes serão informados através de palestras e orientações educativas quanto a importância do tratamento.
Palavras-chave
   Lasers, Fototerapia, Cicatrização, Terapia a base de laser de baixa intensidade
Público-Alvo
  Participarão 02 alunos bolsistas de graduação, 05 alunos voluntários de graduação e 2 voluntário do programa de pós graduação, 1 técnico de laboratório e 576 pacientes que buscam atendimento nas clínicas do curso de Odontologia da UFMA.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Coordenadora, Profa. Dra. Andréa Dias Neves Lago, Departamento de Odontologia I da UFMA, email andrea.lago@ufma.br, Telefone (98)3272-8570.
«« Voltar