«« Voltar
Microrganismos em nossa vida: uma abordagem interdisciplinar
Protocolo do SIGProj:   175084.847.203501.23032014
De:05/06/2014  à  30/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Cintia Faiele Hensel
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  Neste projeto elaboraremos e avaliaremos uma sequência didática para ser aplicada em uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Município de Ponta Porã com o objetivo de verificar as contribuições desta sequência para a apropriação dos conhecimentos dos alunos sobre microrganismos a partir dos temas Produção e Conservação de Alimentos e para a verificação da evolução dos conhecimentos do senso comum dos alunos para conhecimentos científicos, mais elaborados. Para a coleta de dados realizaremos uma revisão da literatura sobre o tema Concepções prévias dos alunos sobre Microrganismos, em seguida utilizaremos questionários para o levantamento das ideias prévias dos alunos e por último, então a partir dessas ideias construiremos uma sequência didática e o registro dos dados será feito através da filmagem das aulas durante o desenvolvimento da sequência didática. Os dados serão analisados quantitativamente e qualitativamente através de Análise Microgenética. Muitos estudos já foram propostos e identificaram que os alunos apresentam muitas concepções negativas a respeito dos microrganismos, mas não demonstraram como fazer para que os mesmos superem essas concepções, por isso esse estudo é de fundamental importância para auxiliar os professores na tarefa de estimular os estudantes ao conhecimento dos microrganismos e de todos os fenômenos a eles vinculados, bem como sua relação com sua vida cotidiana.
Palavras-chave
   Microrganismos, Ensino, Concepções espontâneas
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar