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Curso de Extensão: Pedagogia Social para o Século XXI (Cópia) 12-02-2013 (Cópia) 17-03-2014
Protocolo do SIGProj:   175049.782.49651.07042014
De:28/02/2014  à  30/11/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Margareth Martins de Araújo
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SSE - Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento
Resumo da Ação de Extensão
  O trabalho será na formação inicial e permanente de professores de crianças em situação de vulnerabilidade social, assim como Pedagogos, Assistentes Sociais, Psicólogos e profissionais de áreas afins. Através de temas pertinentes à demanda sócio educacional que, a cada dia exige dos educadores novas formas de ser e de estar professor-educador. Acompanharemos professores em seus locais de trabalho, auxiliando na reflexão-ação de situações oriundas do seu saber-fazer, partindo do princípio pedagógico do professor reflexivo, capaz de pesquisar sua própria prática e sobre ela intervir. Contaremos com uma proposta metodológica adequada que desafiará ao cursista a um diálogo permanente com: Aulas Teóricas e Práticas, Estudos de Caso, Vído-debates, Dinâmicas de Grupo, Oficinas e Seminários. Nossa fundamentação teórica será ancorada, principalmente, em autores que dialogam com nossa temática tais como: Freire, Freinet, Edgar Morin, Leonardo Boff e Roberto Silva. A Constituição federal de 1988. o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a implementação da Lei sobre as ações afirmativas serão por nós trabalhados. Como proposta de término de Curso teremos a elaboração de um projeto a ser desenvolvido em cada espaço de ação dos envolvidos, sob a coordenaçãodos professores do curso, objetivando a superação coletiva de situações- problemas detectadas. Nossos objetivos são: Propor reflexões acerca da formação inicial e permanente de Professores de crianças em situação de vulnerabilidade social; Promover práticas educativas valorizadoras das experiências inclusivas das crianças em situação de vulnerabilidade social. Iniciar educadores e futuros educadores no processo de autoconhecimento, nas práticas educativas inclusivas e humanizantes
Palavras-chave
   Educação, Formação de Professores, Direitos Humanos
Público-Alvo
  Contaremos com alunos de Graduação, professores de Ensino Médio e Fundamental, Gestores de Creches e Abrigos, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores e profissionais afins.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   margarethmartins1@oi.com.br
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