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LEIA: Leitura e Intervenção literária em Casas de Acolhimento
Protocolo do SIGProj:   174774.836.111316.17032014
De:14/04/2014  à  14/02/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ester Calland de Sousa Rosa
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CE - CENTRO DE EDUCAÇÃO
Unidade de Origem
  DPSIE - Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação
Resumo da Ação de Extensão
   Na intenção de contribuir com a efetivação dos valores do art. 227 da Constituição Federal de 1988, o qual preconiza o dever da sociedade e do Estado de assegurar à criança e ao adolescente o direito à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, e à convivência comunitária, entre outros; alunos, funcionários e professores da UFPE mobilizaram-se para a organização desse projeto. O projeto se propõe a realizar intervenções literárias três vezes ao mês em casas de acolhimento do município de Recife visando a formação de leitores entre os menores atendidos por estas unidades, contribuir para a capacitação dos funcionários para a continuação autônoma desta ação, bem como auxiliar no desenvolvimento de um acervo literário e sua catalogação nas casas atendidas pelo projeto. As intervenções literárias propostas pelo projeto seguirão as orientações metodológicas das etapas sugeridas por Riter (2009), que são: Motivação, Leitura, Exploração e Extrapolação, que segundo o autor 'busca acercar-se da leitura, através de atividades lúdico-reflexivas, que levem os alunos a interagirem de forma racional e de forma lúdica com o texto literário” (RITER, 2009, p.77).
Palavras-chave
   Educação literária, Roda de leituras, Intervenção literária
Público-Alvo
  Bebês, crianças e adolescentes residentes de casas de acolhimento do Recife, inicialmente com os residentes da Casa Vovó Geralda, que se mostrou aberta a ideia do projeto.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   digital através do e-mail: projetoleia.ufpe@gmail.com
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