«« Voltar
PROGRAMA DE EXTENSÃO EM SANIDADE BOVINA EM GRANJAS LEITEIRAS DO MUNICÍPIO DE IPIRANGA DO NORTE – MANEJO HIGIÊNICO DE ORDENHA (Cópia) 13-03-2014
Protocolo do SIGProj:   174612.790.22134.13032014
De:08/05/2014  à  08/01/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Bruno Gomes de Castro
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICS/Campus Sinop - Instituto de Ciências da Saúde/Campus Sinop
Unidade de Origem
  CVET - Curso de Medicina Veterinária
Resumo da Ação de Extensão
  A cadeia produtiva do leite deverá se ajustar às novas normas impostas pelo Programa Nacional de Melhoria da Qualidade do Leite (PNMQL), Instrução Normativa 51, regulamentado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e mais recentemente à IN 62 que, entre outras medidas, prevê a coleta granelizada. Neste sistema, o produto in natura permanecerá refrigerado até sua coleta e transporte por caminhões-tanques isotérmicos. Como nesse processo a coleta se dará a cada dois dias, será imperativo melhorar a qualidade do leite na sua origem, ou seja, na ordenha. Certamente os pequenos produtores, integrados aos circuitos formais do complexo agroindustrial do leite serão fortemente afetados neste processo e deverão ser dele excluídos, caso não se associem de modo a, coletivamente, tornarem-se grandes fornecedores para a indústria. Desta forma a sobrevivência do pequeno produtor de leite, implica em que ele, além de produzir a baixo custo, terá que ser capaz de ofertar um produto de melhor qualidade. Com este objetivo, um sistema de ordenha higiênica, de baixo custo, será divulgado a partir de Dias de campo, em parceria com a Secretaria de Agricultura, em Comunidades Agrícolas do município de Ipiranga do Norte (MT), com a intenção de se divulgar e treinar os produtores rurais do referido município.
Palavras-chave
   Mastite Bovina, Bovinocultura de Leite, PNMQL-MAPA, Manejo Higiênico de Ordenha.
Público-Alvo
  Este projeto de extensão terá ampla participação de todas as personagens envolvidas dentro do ensino, pesquisa e extensão além da comunidade rural do município de Ipiranga do Norte, além de promover um produto de qualidade superior frente ao que já vem sendo produzido.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Laboratório de Doenças Infecciosas do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop.
«« Voltar