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: Experimentação em Química: Avaliando propostas para o ensino na escola pública
Protocolo do SIGProj:   174129.843.119592.09032014
De:16/03/2014  à  16/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  José Maurício dos Santos Filho
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CTG - CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
Unidade de Origem
  ENGENHARIA QUÍMICA - ENGENHARIA QUÍMICA
Resumo da Ação de Extensão
  A grande dificuldade encontrada pelos professores de Química do ensino público em trabalhar os conteúdos programáticos, numa perspectiva teórico-experimental, suscita o interesse por propostas capazes de viabilizar a experimentação em sala de aula, mesmo que por meio de demonstrações. Os esforços para reverter os péssimos resultados do Brasil nos testes Pisa são ainda ações isoladas e não encontram ressonância na política educacional brasileira, sobretudo quando se trata de ensino de Ciências, o qual requer alto investimento e formação específica. Por isso, propostas que vislumbrem a interação entre teoria e prática voltadas para a escola pública devem ser norteadas pelo uso de materiais de fácil acesso e de baixo risco, uma vez que os experimentos ocorrerão em ambientes nem sempre adequados. Assim, este projeto se coloca como um primeiro passo na estruturação de tais experimentos, uma vez que tem como cerne fundamental levar aos professores e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio experimentos simples e adequados à problematização dos conceitos e construção do conhecimento, ao mesmo tempo em que executa uma troca de informações para estudar a viabilidade de sua aplicação ao cotidiano da sala de aula.
Palavras-chave
   Experimentação química, interação teoria-prática, experimentos
Público-Alvo
  Estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas e, eventualmente, de escolas particulares.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   CECINE: 2126-7030
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