«« Voltar
TRABALHADORES DE SERRARIAS:PREVENÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Protocolo do SIGProj:   174070.790.50856.26032014
De:14/04/2014  à  14/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Francisco Moacir Pinheiro Garcia
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICS/Campus Sinop - Instituto de Ciências da Saúde/Campus Sinop
Unidade de Origem
  CENF - Curso de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Saúde do Trabalhador com enfoque ao trabalho nas serrarias,é uma nova proposta metodológica para desenvolvimento de atividades de educação em saúde com trabalhadores do campo que atuam nas empresas de serrarias no Município de Sinop - MT. Os treinamentos serão desenvolvidos, buscando a prevenção das doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho. Nessa metodologia os conceitos e as tecnologias sobre como trabalhar a ergonomia e atenção aos riscos ambientais aos quais esses trabalhadores estão inseridos. Nesse contexto o pretendente é trabalhar temas de acordo com o público-alvo de cada local, que serão vinculados aos assuntos de importância para a sustentabilidade e capacitação intelectual de seus participantes. Os treinamentos e capacitações serão realizados pelos discentes e docentes da UFMT de Sinop que o farão por meio de atividades de educação em saúde , panfletos e folder. As atividades de educação em saúde irão abranger as seguintes temáticas: - Riscos físicos e os cuidados ao manipular as toras de madeiras e o manuseio das máquinas no processamento das mesmas. -Riscos Ergonômicos no manuseio de cargas e esforços no desenvolvimento das atividades laborais. -Legislação pertinentes em saúde do trabalhador, como as Norma Regulamentadora: NR - 04 SESMT;nr 05- CIPA; NR -06 EPI; NR 07- PCMSO; NR09- PPRA; NR15-INSALUBRIDADE; NR 16- PERICULOSIDADE; NR 17- ERGONOMIA; NR 24 - CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO E NR 31- SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECUÁRIA SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL E AQUICULTURA. - Doenças ocupacionais.
Palavras-chave
   Saúde do trabalhador, Educação em saúde, Serrarias
Público-Alvo
  O publico Alvo será composto por 160 trabalhadores de cinco serrarias, localizadas na cidade de Sinop -MT.Eles receberão orientações de como trabalhar dentro das normas de segurança para a prevenção das doenças ocupacionais, os acidentes de trabalho e os cuidados com a saúde humana , animal e ambiental.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação será desenvolvida pelos participantes do projeto junto aos feirantes, nas feiras livres de Sinop Mato Grosso.
«« Voltar