«« Voltar
O ENFERMEIRO DOCENTE NO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Protocolo do SIGProj:   173936.847.2000.22042014
De:22/04/2014  à  29/03/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Aniandra Karol Gonçalves Sgarbi
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  PPGEnf - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  Nos últimos anos, tem crescido o número de enfermeiros bacharéis na função da docência, assumindo esta atividade seja por vocação, ao acaso, por prazer ou para aumento da renda. A formação do enfermeiro nos moldes de bacharelado visa preparar o aluno para atuar nas áreas específicas da saúde, seja em nível hospitalar ou de saúde pública. Não tem se notado uma preocupação em relação à atuação na área da docência que, nos últimos anos, ampliou-se como campo de trabalho para o profissional egresso. Partindo desse pressuposto, este estudo objetiva compreender como os enfermeiros vão se constituindo docentes em cursos técnicos em enfermagem, no interior do Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza descritivo-explicativa, a qual será realizada com enfermeiros bacharéis e/ou licenciados docentes em Escolas de Curso Técnico em Enfermagem no município de Dourados-MS. A coleta dos dados será realizada através de entrevista semiestruturada. As informações obtidas serão analisadas mediante Método de Interpretação de Sentidos e o aporte teórico será embasado nos estudos de Nóvoa e Tardif que propõe para as novas tendências de formação de professores a reflexão. Com o estudo pretende-se contribuir no processo de formação profissional junto as escolas de ensino superior em enfermagem, no sentido de direcionar ações para a formação de enfermeiros docente nos currículos em vigor.
Palavras-chave
   Enfermeiro docente, Escola técnica de enfermagem, Educação em Enfermagem/Ensino Profissionalizante.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar