«« Voltar
Programa de acompanhamento de professores em início de carreira - (PAPIC)
Protocolo do SIGProj:   173831.790.83099.19032014
De:08/05/2014  à  08/01/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Graziele Borges de Oliveira Pena
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICET / CUA - Instituto de Ciências Exatas e da Terra / CUA
Unidade de Origem
  CQUI - Coordenação do Curso de Química
Resumo da Ação de Extensão
  Através do reconhecimento das características específicas da fase de iniciação na carreira docente, de sua influência sobre a constituição da identidade profissional e, ainda, sobre a permanência na carreira; muitos países têm desenvolvido programas de acompanhamento aos docentes em seus primeiros anos de carreira. O Brasil, como os países da América Latina ainda são carentes de programas como esses. No ano de 2011 o PAPIC - Programa de Acompanhamento de professores em início de carreira deu início as suas atividades. Foi possível identificar os professores iniciantes e iniciar as atividades voltadas para o apoio pessoal e profissional (didático/pedagógico). Colaborar com os professores em início de carreira é uma tarefa complexa e exige do programa várias atividades diferentes, uma vez que, os professores iniciantes enfrentam diferentes realidades. Dessa forma, este projeto, tem como objetivo central, dar continuidade ao acompanhamento que o programa PAPIC através de apoio pessoal e profissional (didático e pedagógico) aos professores em início de carreira, por meio de oficinas didático-pedagógicas, de encontros e de Ambiente Virtual de Interação, dentre outros.
Palavras-chave
   Formação docente, início da docência, programas de iniciação à docência, licenciaturas, ambientes virtuais de interação
Público-Alvo
  Esse projeto, visa atender docentes que se formaram (ou que ainda estão cursando a graduação) em cursos de Licenciaturas da UFMT/CUA (Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia, Educação Física e Letras) e que possuem menos de cinco anos de carreira. Além disso, foi identificada a necessidade de atenção com os pibidianos e supervisores (professores da escola), uma vez que, estes já sofrem as dificuldades e influências de estar em situação de início de carreira e pouco preparo possuem os supervisores.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Pessoal e via e-mail e grupo do facebook.
«« Voltar