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Plantando Química: determinação do pH do solo do Câmpus Caxias e o cultivo de indicadores ácido-base naturais.
Protocolo do SIGProj:   173454.801.201970.27022014
De:31/03/2014  à  27/02/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Josimar Vargas
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Caxias do Sul - Câmpus Caxias do Sul - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta de projeto de pesquisa tem o intuito de realizar um estudo investigativo do potencial hidrogenionico (pH) do solo do Câmpus Caxias e maneiras de correção do mesmo a fim de manipular o cultivo de hortênsias que constituem indicadores ácido-base naturais contribuindo com o paisagismo do ambiente escolar. O estudo de acidez e basicidade é um campo bastante interessante dentro da área da química uma vez que se apresenta articulado a diversos outros saberes químicos, com isso é importante que o aluno do curso técnico integrado ao ensino médio entenda estes conceitos para poder aplicar a seu cotidiano. A atividade experimental dentro da área é uma ferramenta muito valiosa, pois coloca o aluno como investigador do ambiente que o cerca, fazendo com que o mesmo experimente, reflita e busque respostas para compreemnsão do seu ambiente. Com isso, pretende-se envolver o educando em uma rede de conceitos químicos interligados, fazendo com que o mesmo amadureça cientificamente e consiga relacionar o aprendido com fatos de seu cotidiano.
Palavras-chave
   Indicadores ácido-base naturais, experimentação, pH de solos, hortênsias
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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