«« Voltar
Núcleo de Unidades Pedagógicas Integradoras Agroprodutivas (NUPIA): A pesquisa como instrumento de viabilização do trinômio - ensino-pesquisa-extensão
Protocolo do SIGProj:   172807.798.122865.24022014
De:31/03/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Luis Henrique Gularte Ferreira
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Extensão
Unidade de Origem
  EXT - Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  A integração do ensino-pesquisa-extensão é fundamental para a formação/capacitação dos atores envolvidos no processo de verticalização do ensino, um dos objetivos centrais dos Institutos Federais. Assim o presente programa esta fundamentado em quatro cenários, admitidos como básicos para este fim com ênfase a sistemas agroprodutivos: i) Abordagem integradora do 'sistema agroprodutivo' no processo de formação profissional: prática em consonância com a teoria; ii) desequilíbrio ocasionado pelo modelo 'convencional' de agroprodução (por exemplo: inadequado uso de insumos agrícolas); iii) “gargalos” da matriz energética, condicionados pela matriz para produção de alimento; e iv) alocação do fomento para desenvolvimento do ensino-pesquisa-extensão. Acredita-se que a compreensão e sensibilização para estes cenários, estratégicos para planejar interferências, podem ser obtidos na visão de um Núcleo no qual a viabilização de agendas comuns norteie a integração de fato. Assim, o programa de extensão: Núcleo de Unidades Pedagógicas Integradoras “Agroprodutivas” (NUPIA), tem por objetivo geral integrar a pesquisa-ensino-extensão com base em um objeto espacialmente definido, denominado UPIA. Em adição, a palavra “Agroprodutiva” entre aspas indica produção integrada (ensino-pesquisa-extensão) de alimentos, conhecimento e tecnologias para o ambiente Agro. Nas UPIAs as ações, transversais aos cenários descritos, contemplarão os temas: i) estratégias para 'provocar' a partir da capacitação participativa verticalizada, a sucessão e qualificação rural; ii) processos de integração hierárquica da informação em sistemas 'agroprodutivos': O microrrelevo como estratégia norteadora de diagnose-interferência-monitoramento e iii) boas práticas em sistemas agroprodutivos: Eficiência e eficácia no uso de recursos naturais reaproveitamento de resíduos.
Palavras-chave
   Desenvolvimento rural, integração
Público-Alvo
  O público alvo serão discentes e docentes do IFRS, assim como de escolas municipais e estaduais. Em adição também é alvo do programa pais dos estudantes no processo de formação básica (ensino fundamental e médio). Por fim o programa também procura englobar os segmentos ligados ao sistema produtivo propriamente dito (assistentes técnicos, empresas públicas e/ou privadas ligadas ao segmento, dentre outros).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar