«« Voltar
RESSIGNIFICAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR POR MEIO DA ABORDAGEM TEMÁTICA
Protocolo do SIGProj:   172487.847.7700.18092014
De:24/09/2014  à  14/04/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Johnathan Cabrera Miguel
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Doutorado
Resumo da Ação de Extensão
  A ressignificação do currículo escolarprincipalmente no Ensino de Ciências se torna importante haja visa à maneira enciclopédica de organização dos conteúdos nos referencias curriculares propostos, condicionando assim, o planejamento de aulas que não tem como foco a interdisciplinaridade e consequentemente tornando o ensino fragmentado e não significativo para o aluno. Diante disso esse estudo propõe a formulação de significações no currículo escolar de forma a renovar as práticas didático-pedagógicas dos docentes de uma escola pública de Campo Grande - MS por meio de ações que visam o desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas interdisciplinares e a verificação de como essas ações podem potencializar o ensino aprendizagem de conceitos científicos da Ciência Contemporânea no Ensino Médio por parte dos estudantes. Metodologicamente esse estudo é balizado por uma Abordagem Temática para elaboração de temas de estudo e as atividades organizadas seguindo a articulação entre os Momentos Pedagógicos e a Significação Conceitual, a qual tem como referência a relação entre a perspectiva teórica de Paulo Freire e Lev S. Vygotsky. As informações serão obtidas por meio de questionários, entrevistas e dissertação de opinião respondida pelos professores e atividades de sala de aula a ser desenvolvidos pelos alunos e diário do professor,sendo analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Espera que essa abordagem conjunta torne o currículo escolar abrangente interdisciplinar e relacionado a situações vivencias dos alunos de forma a potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos científicos.
Palavras-chave
   INTERDISCIPLINARIDADE, ABORDAGEM TEMÁTICA, FREIRE E VYGOTSKY
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar