«« Voltar
MENTES CABEÇA - PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO GATEC - GRUPO ARANDÚ DE TECNOLOGIAS E ENSINO DE CIÊNCIAS - UFMS
Protocolo do SIGProj:   172341.793.17403.07032014
De:15/04/2014  à  28/10/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Ivo Leite Filho
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INQUI - Instituto de Química
Unidade de Origem
  GAB/DIR - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
   Este trabalho é uma resposta para apoiar e desenvolver o desejo de estudantes despertados a aprimorarem o conhecimento como resultado do estímulo ao saber, uma demanda da comunidade. Os objetivos são aprimorar o desempenho linguístico dos participantes e observar o desenvolvimento da eficácia desses jovens como leitores e produtores textuais. Na tentativa do resgate ao anseio do conhecimento, espera realizar este trabalho com as matérias de Literatura, Gramática e Redação; desenvolvendo com educandos com idade em torno de 13 a 25 anos, de escolas públicas e particulares juntamente com acadêmicos de universidades públicas e privadas de Campo Grande- MS. Realizar-se-ão encontros semanais, na sala do Grupo Arandú no Departamento de Química na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), rodeados por estagiários e outros adolescentes que, embora estejam envolvidos em suas atividades, provavelmente participarão das discussões acrescentando ao espaço o clima de aprendizagem. Nesse contexto, desenvolver-se-ão discussões e apresentações não avaliativas, nos quais os participantes terão liberdade para utilizarem seus próprios conhecimentos para a análise de um determinado assunto. Dessa forma, com a orientação do professor-coordenador, o conhecimento é transmitido e engrandecido com novas informações que é o reflexo de uma discussão em grupo. Entende-se que o professor e o ambiente são meios para potencializar o conhecimento científico. É notório, entretanto, que o grande estímulo para a realização e continuidade desse trabalho cabe ao fato dos alunos estarem inseridos em um local-UFMS- onde todos os presentes estão, de alguma maneira, envolvidos e focados em pesquisas científicas diversas.
Palavras-chave
   Linguística, Redação, Literatura, Educação, Texto
Público-Alvo
  Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares, acadêmicos de qualquer área e de qualquer instituição de ensino.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Através das redes sociais, pelo site http://www.facebook.com/groups/242822955750335/ ou GATEC- GRUPO ARANDÚ DE TECNOLOGIAS E ENSINO DE CIÊNCIAS UFMS- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Av. Senador Filinto Müller , 1555 , IV Ipiranga Campo Grande-MS telefone: (067) 3345 -3682 / (067) 9306-4755.
«« Voltar