«« Voltar
Formação inicial e continuada de professores(as): pensando práticas alfabetizadoras a partir do diálogo entre ensino, pesquisa e extensão (Cópia) 17-02-2014
Protocolo do SIGProj:   172135.711.79629.17022014
De:28/02/2014  à  31/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Danielle Monteiro Behrend
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  IE - Instituto de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto tem como objetivo contribuir para a formação inicial e continuada de professores, por meio de proposições que estabeleçam a relação entre ensino, pesquisa e extensão universitária, tendo em vista a compreensão dos processos que envolvem a construção da leitura e da escrita nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos. A metodologia baseia-se na observação participante semanal com 10 bolsistas nas turmas de 15 professores (as) que estão atuando neste ano letivo(2014) entre as turmas de 1º ao 3º ano no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João de Oliveira Martins, buscando por meio das interações com os (as) professores (as) e com os estudantes a compreensão dos discursos dos docentes relativos a construção da leitura e da escrita, aos significados que atribuem a formação docente e a compreensão dos mesmos sobre a produção da infância no contexto escolar. Nesta proposta de pesquisa dos discursos docentes um bolsista participará efetivamente da formação continuada dos mesmos registrando os discursos das educadoras.
Palavras-chave
   formação docente, infância, alfabetização
Público-Alvo
  Professores(as) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João de Oliveira Martins e estudantes do curso de Pedagogia(FURG)
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Profª. Msc. Danielle Monteiro Behrend E-mail: dmonteirobehrend@yahoo.com.br
«« Voltar