A Inserção da Prática da Pesquisa no currículo do Ensino Médio Integrado: Uma análise sobre inovação e produção do conhecimento científico
Protocolo do SIGProj: 172052.801.81082.18022014
De:31/03/2014 à 27/02/2015
Instituição
IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
Caxias do Sul - Câmpus Caxias do Sul - Pesquisa
Unidade de Origem
P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
A finalidade deste projeto de pesquisa é investigar o processo de implantação, no currículo do curso de Técnico Integrado em Fabricação Mecânica do Câmpus Caxias do Sul do IFRS, da disciplina de Projeto Integrador. A referida disciplina tem por objetivo tratar sobre a prática da pesquisa como uma possibilidade de promover a iniciação científica para os alunos ingressantes neste curso. Problematizar sobre o potencial inovador oriundo da prática da pesquisa é uma forma de poder percorrer indícios de uma formação mais eficaz e comprometida com a aprendizagens dos alunos ainda nesta etapa da educação formal. A pesquisa também visa identificar quais métodos, materiais e orientações pedagógicas possibilitam a inserção da prática da pesquisa articulada com os outros componentes curriculares para a promoção de uma prática integrada de formação intelectual profissional inovadora. A escolha por essa temática se deu pela necessidade de compreender, a partir dessa experiência, ou seja, da inserção de uma disciplina específica na grade curricular, a função da prática da pesquisa para o desenvolvimento das habilidades e interesse por um potencial inovador para a motivação de uma formação técnica integrada ao ensino médio. Enfim, verificar e avaliar o desenvolvimento desta ação, possibilita levantar indicadores de qualidade para sua validade e consequentemente, investiga métodos de ensino e pesquisa de caráter educacional.
Palavras-chave
Currículo, Ensino, Inovação, Método, Pesquisa.
Público-Alvo
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato