«« Voltar
Prev-Quedas: prevenindo as quedas hoje evitará que o próximo a cair seja você (Cópia) 12-02-2014
Protocolo do SIGProj:   171687.781.49643.12022014
De:01/01/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Edmundo de Drummond Alves Junior
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IEF - Instituto de Educação Física
Unidade de Origem
  GEF - Departamento de Educação Física e Desportos
Resumo da Ação de Extensão
  O envelhecimento da sociedade brasileira e do mundo mais industrializado, há alguns anos já vem se apresentando como mais um dos 'problemas sociais.' Prevê-se para os próximos anos, consequências que devem servir de alerta como o grande aumento da população de idosos com risco de sofrer uma queda, entretanto isto não tem sido pautado como mereceria nas políticas públicas. Os responsáveis pela elaboração das políticas públicas não poderão continuar desatentos a este problema, deve ser repensada as políticas de saúde pública, os espaços destinados ao lazer, incluindo o planejamento urbano de nossas cidades. Há alguns anos temos estudado o mecanismo das quedas e a sua relação com o processo do envelhecimento (Alves Junior, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013). Tudo indica que diversos fatores contribuem para que as quedas possam ser evitados através de uma proposta que inclua, entre outras estratégias, práticas corporais específicas e uma continua conscientização ao problema. Daí entendemos que um projeto de intervenção, que tenha como objetivos específicos a prevenção de quedas, não deva se preocupar só com uma atividade física. Nossa proposta procura discutir a sociedade em geral, as novas demandas dos que envelhecem e uma promoção da saúde que inclui a educação para saúde, o lazer, os equipamentos públicos e a cidade. As oficinas tematizarão as quedas através de intervenções tanto no indivíduo, no meio ambiente que ele frequenta e na mudança de seus comportamentos.
Palavras-chave
   prevenção de quedas, envelhecimento, promoção da saúde, intergeração, lazer
Público-Alvo
  Preferencialmente adultos idosos e aposentados moradores de Niterói, Rio de Janeiro, São Gonçalo e municíios vizinhos, sendo aceitos independentemente da idade cronológica, já que a perspectiva de atendimento é intergeracional. Público atingido indiretamente: familiares e participantes das palestras e cursos ministrados com a finalidade divulgação da proposta de prevenção de quedas. Temos percebido que alunos e alunas de nossos cursos na UFf como também funcionários tem participado de nossas proposta.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Regularmente folders específicos são distribuidos, uma página internet divulgará a proposta Prev-Quedas no endereço www.prevquedas.uff.br Cartazes serão fixados em locais de grande afluência em Niterói e São Gonçalo. A divulgação de um Press release será encaminhada pelo coordenador da proposta edmundodrummond@uol.com.br
«« Voltar