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Conceitos de Mecânica Quântica na formação de professores: uma abordagem à luz do referencial sociocultural
Protocolo do SIGProj:   171667.822.90227.12022014
De:24/03/2014  à  24/03/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Jader da Silva Netto
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  No cenário atual da pesquisa em ensino de Física, no qual diversos pesquisadores preocupam-se com a inserção da Física Moderna e Contemporânea nos currículos escolares, é imprescindível que seja dedicada atenção para a formação de professores. A proposta deste projeto, a ser implementado no Campus Bento Gonçalves, é a pesquisa sobre a abordagem de alguns dos fundamentos de Física Quântica na formação de professores, sob a perspectiva do referencial sociocultural. O marco teórico-metodológico da pesquisa é a teoria da mediação de Vygotsky e a filosofia sociolinguística de Bakhtin. Através de uma intervenção didática junto a uma disciplina de Física Moderna em nível de graduação pretende-se investigar quais são os significados socialmente construídos sobre fundamentos de FQ por professores em formação. Esse trabalho tem o foco dirigido ao estudo do emaranhamento quântico e as atividades de ensino serão conduzidas a partir de exposições teóricas e simulação computacional com o Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder (IVMZ). Por meio da simulação da interferência quântica neste dispositivo semiótico, orientada por roteiros exploratórios, busca-se compreender em que medida as ações mediadas pelo uso do software como recurso didático atuam no sentido de promover entre os professores uma construção conceitual colaborativa sobre esses fundamentos da FQ. A análise do discurso, fundamentada em conceitos bakhtinianos (enunciado, interanimação de vozes e contrapalavra) serão elementos utilizados para avaliar as potencialidades do software e uma melhor compreensão do processo de construção de conceitos culturalmente válidos acerca da interferência quântica e da complementaridade.
Palavras-chave
   Referencial Sociocultural, Ensino de Física Quântica, Formação de Professores, Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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