«« Voltar
O papel do profissional de Saúde Bucal na equipe da Estratégia de Saúde da Família: proposta de reorganização do processo de trabalho em Saúde Bucal no município de Nova Friburgo. (Cópia) 04-02-2013 (Cópia) 11-02-2014
Protocolo do SIGProj:   171590.781.86066.11022014
De:06/05/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Gisele Caldas Alexandre
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMS - Instituto da Saúde da Comunidade
Unidade de Origem
  MEB - Departamento de Epidemiologia e Bioestatística
Resumo da Ação de Extensão
  Desde que a disciplina de trabalho de campo supervisionado proporcionou a inserção de discentes em unidades de saúde do município de Nova Friburgo, que funcionam baseadas na Estratégia Saúde da Família, foi possível perceber o grande desconhecimento dos profissionais que nelas atuam em relação à estratégia. Este Projeto objetiva: promover a integração entre universidade, serviço e comunidade; traçar o perfil epidemiológico dos profissionais de saúde bucal que atuam no município; conhecer a percepção destes profissionais sobre qual é o papel dos cirurgiões-dentistas inseridos nas equipes de Estratégia Saúde da Família e sua relação com os profissionais que atuam em outras unidades de saúde e discutir os resultados encontrados junto aos profissionais locais. Além, também, de estimular o aperfeiçoamento técnico-científico de acadêmicos para a prática profissional humanizada e integral. Os profissionais receberão explicações sobre a estudo e, caso aceitem participar, assinarão o TCLE e receberão uma cópia do mesmo. As entrevistas face-a-face com os profissionais de saúde bucal da Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo serão realizadas através de questionário semi-estruturado, previamente testado (CEP/HUAP: 192/11) Pretende-se que o projeto gere informações que propiciem uma discussão ampla e constante sobre o papel dos profissionais de saúde bucal. Além disso, que haja disseminação de informações essenciais para o funcionamento da estratégia saúde da família e, consequentemente, para a melhoria do serviço de saúde bucal prestado à comunidade. Esta proposta continuará a estimular a integração ensino-serviço-pesquisa e introduzirá mudanças no processo ensino-aprendizagem, incluindo novos cenários de prática que sejam representativos da realidade social.
Palavras-chave
   Estratégia saúde da família, cirurgião-dentista, multidisciplinaridade, processo de trabalho
Público-Alvo
  Profissionais de saúde bucal que trabalhem em unidades básicas de saúde ou em unidades de estratégia saúde da família no município de Nova Friburgo.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar