«« Voltar
Sistematização da Cartografia Social e apoio ao Diagnóstico Etnoambiental com o uso de Geotecnologias na Amazônia Oriental – Oriximiná (PA)
Protocolo do SIGProj:   171405.781.49585.12022014
De:28/02/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Elias Ribeiro de Arruda Junior
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGG - Instituto de Geociências
Unidade de Origem
  GAG - Departamento de Análise Geoambiental
Resumo da Ação de Extensão
  Projeto técnico e teórico-prático que utiliza as geotecnologias como ferramenta de apoio aos trabalhos dos projetos de extensão de Agroecologia e Cartografia Social realizados com as comunidades quilombolas e populações indígenas do Alto Rio Trombetas e Rio Mapuera, município de Oriximiná, Noroeste do estado do Pará. Visa mapear as ações desses, em suas diferentes atividades, sistematizar e refinar os dados obtidos com os trabalhos de etnomapeamento e cartografia social. Propõem-se também o desenvolvimento de novos temas para mapeamento, apoiados no diagnóstico etnoambiental e mapeamento participativo, de forma a fortalecer o conhecimento das populações sobre seus territórios e espaços vividos e ajudar na analise e planejamento dos espaços. Além de poderem servir de material de apoio para as comunidades trabalhadas, seja nas escolas ou em reuniões comunitárias e com agentes externos.
Palavras-chave
   Diálogo de saberes, Geotecnologias, Mapeamento Participativo, Populações Tradicionais, Oriximiná
Público-Alvo
  O Projeto tem como público alvo as lideranças comunitárias das comunidades rurais de Oriximiná, além de professores da educação básica que atuam nessas comunidades. O projeto também tem alvo preferencial os alunos graduandos do curso de Geografia e outras áreas de interesse, alem da comunidade acadêmica em geral.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Facebook (grupo): GPA
«« Voltar