«« Voltar
A RELAÇÃO TRIÁDICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS (Cópia) 16-12-2010 (Cópia) 30-01-2012 (Cópia) 28-12-2012 (Cópia) 07-02-2014
Protocolo do SIGProj:   171356.781.50611.08022014
De:31/03/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  José Roberto da Rocha Bernardo
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SSE - Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta focaliza a importância da relação triádica entre o professor formador (da universidade), o aluno de licenciatura em disciplinas científicas e o professor co-formador da escola (regente em serviço) para a formação do licenciando e do professor regente. O projeto se desenvolverá em um ambiente de trabalho colaborativo envolvendo representantes dos três seguimentos da tríade, com o objetivo de elaborar um conjunto de atividades para implementação nas salas de aula das escolas e com isso promover ações de formação dos participantes do grupo. Além disso, o trabalho encontra-se fundamentado em referenciais teóricos do campo da Didática das Ciências, que serão estudados e discutidos pelos membros do grupo. Nesse sentido, será dada prioridade a referências que tratam do enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), do uso de atividades investigativas para o ensino de ciências, e do trabalho colaborativo em educação. As atividades construídas coletivamente serão aplicadas, sempre que possível, nas salas de aula dos professores regentes, em ações conjuntas com os licenciandos. As ações dos participantes serão avaliadas durante todo o processo de desenvolvimento e aplicação da(s) proposta(s) construída(s) pelo grupo, com o objetivo de estudar, para compreender, o papel da relação triádica na formação dos professores regentes e licenciandos envolvidos.
Palavras-chave
   Formação de professores, ensino de ciências, enfoque CTS, didática das ciências
Público-Alvo
  O público-alvo envolvido é composto por professores de disciplinas científicas como física, química, biologia e matemática, regentes de escolas da rede pública do ensino básico e licenciandos dessas disciplinas científicas que sejam alunos da UFF.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Professor José Roberto da Rocha Bernardo e-mail: bernardo.jrr@gmail.com
«« Voltar