«« Voltar
Produção de aves caipiras para carne e ovos no âmbito da Agricultura Familiar para comunidades da baixada Cuiabana
Protocolo do SIGProj:   171226.790.200482.10022014
De:08/05/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Heder Jose Davila Lima
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  FAMEV - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria
Unidade de Origem
  DZER - Departamento de Zootecnia e Extensao Rural
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto 'Produção de aves caipiras para carne e ovos no âmbito da Agricultura Familiar para comunidades da baixada Cuiabana' visa despertar o interesse dos agricultores familiares das comunidades rurais tradicionais e beneficiarias de programas de reforma agrária da Baixada Cuiabana para a criação de aves caipiras para carne e ovos e incentivar o cooperativismo na região. Serão ofertados a estas famílias minicursos, cartilhas, manuais, dias de campo e visitas técnicas abordando a criação e manejo de aves caipiras, assim como instalações, alimentação e comercialização, além de custos e receitas da atividade. Pretende-se agregar valor com geração de conhecimento e formação de recursos humanos com competência para a produção de aves no âmbito da agricultura familiar. Os produtores inseridos no projeto também terão acesso as técnicas adequadas de manejo, conservação, e comercialização de carne e ovos. Pretende-se ainda de acordo com o perfil produtivo de cada região incentivar a integração lavoura-pecuária com o uso das excretas dos animais para adubação de hortas com a produção de alimentos para subsistência das famílias, bem como comercialização de hortifrutis.
Palavras-chave
   Frango caipira, Agricultura familiar, produção de ovos, Avicultura alternativa
Público-Alvo
  Agricultores familiares de comunidades tradicionais e beneficiários de programas de reforma agrária no âmbito da Baixada Cuiabana (região metropolitana e entorno).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação dos trabalhos deverão ser feitas a partir da comunicação direta entre a equipe e os representantes das comunidades, sindicatos rurais e prefeituras, alem, da confecção de folders, cartazes, e meio online.
«« Voltar