«« Voltar
Experimentos de química utilizando materiais alternativos com aplicação no ensino médio
Protocolo do SIGProj:   171157.824.200615.18022014
De:21/04/2014  à  26/06/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Joacy Batista de Lima
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Unidade de Origem
  DEQUI - Departamento de Química
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta da LDB (lei 9394/96, Art. 35, inciso IV) tem como finalidade que a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacione a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina do ensino médio. Os parâmetros curriculares nacionais relatam a importância da experimentação no ensino médio como função pedagógica e que é importante apresentar ao aluno fatos concretos, observáveis e mensuráveis, uma vez que os conceitos que o aluno traz para sala de aula advêm principalmente de sua leitura do mundo macroscópico. As atividades experimentais têm várias vantagens em relação às aulas expositivas e demonstrativas, além de permitir uma maior motivação dos estudantes desenvolve também uma série de habilidades tanto objetivas (como pesagem, medição de volume, manuseio de materiais, etc.) como subjetivas (descrição do sistema, anotações dos resultados, discussão em grupos, etc.). Com a realização desse curso, pretende-se mostrar a importância das aulas experimentais de química na construção do conhecimento prático dos fenômenos naturais do cotidiano, uma vez que através das mesmas os alunos poderão fazer as devidas associações com os conteúdos teóricos assimilados em sala de aula e fazerem seus levantamentos, hipóteses, observações, discussões e conclusões, processos esses fundamentais para o desenvolvimento do conhecimento científico.
Palavras-chave
   Experimentos de química, materiais alternativos, ensino médio
Público-Alvo
  Alunos e egressos do Curso de Química ou professores da comunidade de áreas afins.
Situação
  Atividade SEM RELATÓRIO
Contato
  
«« Voltar