«« Voltar
Filosofia com crianças: movimentos de escuta sensível em escolas públicas de Angra dos Reis (Cópia) 05-02-2014
Protocolo do SIGProj:   171137.781.72474.05022014
De:31/03/2014  à  30/11/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Silmara LÍdia Marton
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis
Unidade de Origem
  DED - Departamento de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto é uma continuidade do projeto de extensão 'Filosofia com Crianças: movimentos de escuta sensível em escolas públicas de Angra dos Reis' realizado em 2013. É também um desmembramento do projeto de extensão de 2011 e 2012 intitulado 'Filosofia com Crianças: uma experiência pelos sentidos numa escola municipal de Angra dos Reis', ao lado da Profa. Dra. Dagmar de Mello e Silva, que hoje se realiza mais especificamente na articulação entre o exercício do pensamento filosófico junto às crianças e a escuta sensível produzida pela audição musical, pela construção de paisagens sonoras e outras paisagens cognitivas, e pela literatura. Esses operadores cognitivos podem promover estados difusos de sensibilidade, despertando uma experiência do pensamento como acontecimento e emergência das relações do encontro entre as crianças e os signos do mundo, de modo a possibilitar a criação de sentidos para suas vidas e o mundo. O projeto atua na perspectiva da autoformação, introduzindo assim entre as crianças uma compreensão maior de sua complexa condição humana. Esse projeto está vinculado a ações de pesquisa voltadas às ciências da complexidade.
Palavras-chave
   filosofia com crianças, escuta sensível, autoformação, paisagem sonora, complexidade
Público-Alvo
  Alunos do primeiro ano da Escola Municipal Cornelis Verolme
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Profa. Dra. Silmara Lídia Marton Fone: (21) 2711-4754 ou 8805-8163
«« Voltar