«« Voltar
A importância das boas práticas de ordenha e de fabricação para a qualidade microbiológica do leite e do queijo de cabra produzidos no estado do Rio de Janeiro
Protocolo do SIGProj:   171012.781.38487.12022014
De:31/03/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Carlos Adam Conte Junior
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMV - Faculdade de Veterinária
Unidade de Origem
  MTA - Departamento de Tecnologia dos Alimentos
Resumo da Ação de Extensão
  O estado do Rio de Janeiro é atualmente o segundo maior produtor de leite caprino do país. O leite é um alimento de grande valor nutricional amplamente utilizado na dieta humana, dado os seus diversos benefícios a saúde. No entanto, a qualidade e a segurança destes alimentos dependem de diversos fatores relacionados à criação dos animais e aos processos tecnológicos envolvidos na elaboração do produto. Quando critérios de boas práticas de ordenha e de fabricação não são cumpridos pelos produtores, pode ocorrer o comprometimento da qualidade microbiológica destes produtos. Nesta situação, a segurança deste alimento pode ser comprometida, além de prejuízo para o comércio visto que a contaminação de alimentos é um dos fatores preponderantes para a redução do prazo de validade destes, resultando em produtos com aspectos sensoriais repugnantes, não aptos de serem comercializados. Mediante as atividades previstas neste projeto, espera-se identificar, através de check-lists elaborados pelos bolsistas, em diferentes propriedades produtoras de leite de cabra quais itens de boas práticas de ordenha e de elaboração de queijos têm sido utilizadas, de modo que será investigada qual a magnitude de sua importância para contaminação microbiológica por bactérias de origem fecal nestes produtos. Em posse dos conhecimentos obtidos, os bolsistas participantes deste projeto irão estabelecer se há relações entre os itens verificados e as contagens microbiológicas de bactérias fecais. O projeto prevê ainda a exposição dos resultados e sugestões para a melhoria dos processos de obtenção de leite caprino e elaboração de queijo mediante palestras ministradas pelos bolsistas do projeto.
Palavras-chave
   Leite, queijo, cabra, contaminação microbiológica, boas práticas de ordenha e de fabricação.
Público-Alvo
  O público alvo desta pesquisa engloba a equipe envolvida no projeto (professores, alunos bolsistas e discentes colaboradores de pós-graduação). O projeto será aberto a outros professores e alunos de graduação e pós-graduação que por ventura manifestem interesse em colaborar. Espera-se que o projeto desperte o interesse de produtores rurais para a importância de boas práticas para o seu respectivo empreendimento agropecuário.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar