«« Voltar
Atendimento nutricional a crianças encaminhadas ao ambulatório de pediatria do Hospital Universitário/UFMS
Protocolo do SIGProj:   170930.793.44087.12042014
De:12/05/2014  à  08/09/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Karine de Cássia Freitas
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  GAB/CCBS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Considerando a demanda de crianças encaminhadas ao ambulatório de pediatria do NHU/UFMS, as quais necessitam de acompanhamento nutricional, em virtude de comprometimento diversos, paralelo a necessidade dos graduandos do curso de nutrição da UFMS em aprimorar do ponto de vista prático o atendimento ambulatorial infantil, torna-se extremamente viável o estabelecimento de consultas nutricionais semanais aos casos necessitados. Sabe-se, do ponto de vista pedagógico, que a aplicação do conhecimento técnico teórico obtido em sala de aula, é melhor entendido a partir da aplicação prática. Além disso, é importante ressaltar a formação humanitária do aluno, ou seja, ensiná-lo a estabelecer da melhor forma possível o contato com o paciente, lidando com as dificuldades possivelmente encontradas nesta relação, as maneiras de contorná-las ou de lidar com a frustação. A riqueza de casos clínicos acolhidos neste ambulatório de pediatria somarão muito ao conhecimento técnico dos alunos do curso de nutrição, permitindo uma formação de maior qualidade. Cabe destacar que a experiência neste ambulatório aponta um alto índice de obesidade infantil que corre paralelo a síndrome metabólica, demonstrando ser de extrema importância o acompanhamento nutricional constante destas crianças.
Palavras-chave
   Crianças, avaliação nutricional, estado nutricional
Público-Alvo
  Serão atendidas crianças assistidas no ambulatório de pediatria do Hospital Universitário da UFMS, e que são encaminhadas para acompanhamento nutricional.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Os pacientes atendidos pelo serviço de pediatria que forem diagnosticados como portadores de sobrepeso/obesidade, síndrome metabólica, diabetes, dentre outros problemas relacionados ao estado nutricional serão informados sobre o ambulatório de nutrição e encaminhados para atendimento.
«« Voltar