«« Voltar
Psicologia e Educação Infantil: interações e significações
Protocolo do SIGProj:   170924.781.49478.12022014
De:02/03/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Bernadete de Lourdes Alexandre Mourão
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Unidade de Origem
  GSI - Departamento de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto “Psicologia e Educação Infantil: interações e significações” se baseia na perspectiva histórico cultural e objetiva realizar um acompanhamento do desenvolvimento integral das crianças matriculadas na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Portugal Pequeno. Este acompanhamento envolverá observação, estudo, delineamento e execução de diferentes tipos de ações de forma associada às desenvolvidas pela equipe de profissionais da UMEI Portugal Pequeno. Quanto ao conjunto das atividades do projeto, vale destacar a organização e execução de oficinas de sentimentos com as crianças que têm por objetivo principal fomentar o desenvolvimento de uma fala relacionada à afetividade como recurso expressivo de compartilhamento e compreensão de experiências vividas. De modo convergente com a perspectiva adotada, que entende o desenvolvimento humano fundado na interação social e no conjunto de significações nela constituídas, assume-se como eixo central do trabalho a abertura constante ao diálogo que ocorrerá através da construção de uma parceria com as crianças, pais e responsáveis das crianças, bem como com os profissionais da UMEI.
Palavras-chave
   Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia e Educação Infantil
Público-Alvo
  Crianças matriculadas na UMEI Portugal Pequeno, pais e responsáveis das crianças e equipe de profissionais da UMEI.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar