«« Voltar
O HIV e a Enfermagem: uma roda de conversa com o soropositivo acerca dos direitos socioeconômicos e de saúde inerentes a condição do ser portador (Cópia) 03-02-2014
Protocolo do SIGProj:   170887.781.49233.03022014
De:28/02/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Claudia de Carvalho Dantas
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras
Unidade de Origem
  RIR - Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta iniciou em 2013 e, nesta segunda fase, dada a sua importância, repercussão e prêmio angariado em evento no ano de 2013, estamos submetendo-a na qualidade de programa. Programa de extensão, inserido no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gerência e Ética em Enfermagem (GEPEGENF) da Universidade Federal Fluminense, com intuito de continuar a investigação e aprofundamento dos seguintes objetivos: • Analisar o conhecimento de portadores do HIV e seus familiares em relação aos principais direitos socioeconômicos e de saúde; • Validar material didático construído, do tipo folder, sobre os direitos do portador de HIV/AIDS, com paciente, familiares e funcionários; e • Realizar oficinas com os portadores de HIV e seus respectivos familiares sobre temáticas que versem a respeito dos direitos da clientela em questão. Pesquisa qualitativa, descritiva-analítica, aprovada pelo CEP HUAP UFF Nº 215.252/2013. Inicialmente, foi construído um instrumento, contendo questões concernentes aos direitos do portador de HIV, que continuará a ser aplicado, por meio de entrevistas, aos soropositivos e seus familiares. Com base no conhecimento dessa clientela, foi construído material explicativo, do tipo folder, que será validado e amplamente distribuído aos portadores de HIV e familiares em 2014. Como forma de proporcionar maior esclarecimento acerca da temática: “direitos dos soropositivos” serão realizadas salas de espera/oficinas, aos pacientes que aguardam atendimento em unidade de saúde de Rio das Ostras que oferece o programa de DST/AIDS. Vale destacar que a sala de espera/oficina será aberta a todos (funcionários/pacientes/estagiários) que queiram participar, independe do diagnóstico que tenham.
Palavras-chave
   Direitos, HIV, AIDS, Família
Público-Alvo
  A presente proposta iniciou em 2013 e nesta segunda fase, dada a sua importância e prêmio angariado em evento no ano de 2013, estamos submetendo-a na qualidade de programa. No transcorrer de 2013 foi feita quase todo o levantamento do perfil de usuários cadastrados em Rio das Ostras no Programa de DST/AIDS. Para o ano de 2014 será finalizado a coleta do perfil e aprofundamento das atividades de debates com a clientela atendida e demais profissionais de saúde. Nesse sentido, o Público alvo serão os portadores do HIV e os familiares que estiverem acompanhando o portador de HIV na consulta médica/ou consulta de enfermagem, no Centro Municipal de Saúde (CMS). Em um primeiro momento será mapeado o conhecimento que os portadores do HIV e seus familiares possuem sobre os direitos do ser portador de HIV. E, no segundo momento, serão construídos materiais didáticos para distribuição no CMS. Cumpre ressaltar que será realizado palestra e orientações individuais não apenas aos portadores de HIV e familiares, mas a todas as pessoas que nos procurarem, no CMS, para saber sobre o assunto. Como o Centro Municipal de Rio das Ostras consiste em nosso campo de estágio, as palestras serão realizadas e poderão estar presentes alunos, professores supervisores, funcionários do centro de saúde, pacientes, além dos pacientes portadores do HIV e seus familiares.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Folder e cartazes divulgados no próprio Centro de Saúde, Imprensa local (Rio das Ostras) e Site do PURO/UFF. Formas de Divulgação dos Resultados e/ou produtos à Comunidade: Relatórios de avaliação (principais resultados enviados aos sujeitos participantes), imprensa local (Rio das Ostras) e Site do PURO/UFF, nos eventos e revistas científicas.
«« Voltar