«« Voltar
LÍNGUA E CULTURA GREGA: ENSINO E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Protocolo do SIGProj:   170759.790.106636.25032014
De:08/05/2014  à  08/01/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Cláudio Luiz Abreu Fonseca
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICHS / CUA - Instituto de Ciências Humanas e Sociais / CUA
Unidade de Origem
  CLET - Coordenação do Curso de Letras
Resumo da Ação de Extensão
  A Língua e cultura grega clássica constituíram referencial significativo para o desenvolvimento da cultura ocidental. A aprendizagem do léxico e da gramática da língua grega antiga, além de propiciar o conhecimento de uma língua estrangeira, disseminadora de cultura em diferentes áreas do saber, proporcionará ao leitor contato com diferentes gêneros de discurso, que constituem a base da tradição da literatura ocidental. A presente proposta tem como foco a produção e a reelaboração de material didático para curso de extensão introdutório sobre a língua e a cultura grega, uma vez que uma das finalidades desse projeto é proporcionar aos sujeitos um primeiro contato com a língua e a cultura helênicas. Para tanto, postula-se a construção de um material didático que leve o futuro leitor a estabelecer uma relação de interação já de início com o texto grego, começando com gêneros mais simples, produzidos de preferência na variedade koiné. O objetivo é que o material didático produzido possibilite uma metodologia de ensino que favoreça a leitura significativa, cujos sentidos emanam da interação leitor-texto-autor. Acredita-se que, de posse dos rudimentos da cultura e da língua, o leitor iniciante construa um conhecimento que possa ser ampliado de forma autônoma com o uso das ferramentas teórico-metodológicas que o material didático e o curso lhe proporcionarem. Além disso, essa proposta visa a instrumentalizar os sujeitos a lidar de forma produtiva com os referenciais léxico-culturais helenísticos encontrados na produção literária de um modo geral.
Palavras-chave
   língua e cultura grega antiga, material didático, ensino, leitura
Público-Alvo
  Comunidade interna: docentes, discentes e técnicos. Comunidade externa: educadores e professores da rede estadual e municipal de ensino.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Coordenação do curso de Letras; órgão de divulgação interna da Universidade, escolas estaduais e municipais, igrejas etc.
«« Voltar