«« Voltar
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM PROJETOS – ABORDANDO A TEMÁTICA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
Protocolo do SIGProj:   170747.807.86485.31012014
De:14/03/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  José Ayron Lira dos Anjos
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAA - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
Unidade de Origem
  Núcleo de Formação Docente - Núcleo de Formação Docente
Resumo da Ação de Extensão
  O fraco desempenho dos estudantes da Educação Básica relacionadas à aprendizagem em Ciências e Matemática recai sobre a abordagem conteudista e fora de contexto adotada nestas disciplinas. Impõe-se hoje como condição para formação de um cidadão capaz de contribuir a compreensão desse mundo científico, a capacidade de discuti-lo e tomar decisões cientificamente embasadas em sua vida em sociedade. Para tanto é necessário que os currículos e a metodologia em sala de aula sejam atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A fim de enfatizar os objetivos formativos e promover competências é imprescindível que os conhecimentos se apresentem como desafios cuja solução envolva a mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança para uma tomada de decisão, estabelecimento de conexões entre conceitos e conhecimentos presentes em sua vivência cotidiana, desenvolvimento do espírito de cooperação, de solidariedade e de responsabilidade. A aprendizagem baseada em projetos se organiza em torno de tarefas complexas que visam envolver o estudante na resolução de problemas desafiadores para conduzi-lo a atividades investigativas, oportunizando o desenvolvimento das competências supracitadas. Para tal, propomos um projeto baseado em um problema pertinente a sociedade e de forte caráter interdisciplinar, a hipertensão arterial.
Palavras-chave
   Formação Docente, Educação Científica, Ilhas de Racionalidade, Letramento Científico
Público-Alvo
  Estudantes da educação pública do ensino básico.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Realizado diretamente com a coordenação pedagógica da escola.
«« Voltar