«« Voltar
I Encontro Nacional de Políticas Públicas (I ENPP): Principais desafios e perspectivas contemporâneas
Protocolo do SIGProj:   170625.781.199098.06022014
De:30/06/2014  à  29/10/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Priscila Erminia Riscado
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  IEAR - Instituto de Educação de Angra dos Reis
Unidade de Origem
  DED - Departamento de Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Historicamente, o desenvolvimento social brasileiro apresenta características que o diferenciam dos demais Estados democráticos existentes. Nos anos 20, era um país rural e agrícola. O censo de 1920 revelava que enquanto 30% da população brasileira vivia nas cidades, 70% vivia no campo. Cinqüenta anos depois, observa-se o inverso – 70% da população vive nas cidades e 30% no campo. Essencialmente, o que caracterizava o Estado brasileiro no período que vai de 1920 a 1980 era seu caráter desenvolvimentista, conservador, centralizador e autoritário. Ademais, não era um Estado de Bem-Estar Social. O Estado era o promotor do desenvolvimento e não o transformador das relações da sociedade.Nessa fase, o grande objetivo do Estado brasileiro era consolidar o processo de industrialização. Assim, o grande objetivo era de ordem econômica: construir uma potência intermediária no cenário mundial. O Estado desempenhava a função de promover a acumulação privada na esfera produtiva. O essencial das políticas públicas estava voltado para promover o crescimento econômico, acelerando o processo de industrialização, o que era pretendido pelo Estado brasileiro, sem transformações estruturais na sociedade.Atualmente, entende-se que os desafios e oportunidades para o Brasil implicam considerar a heterogeneidade do país, e nesse aspecto é equivocada a trajetória das políticas públicas, por conta de sua visão centralizadora. O evento terá por objetivo central promover ampla reflexão acerca da elaboração de políticas públicas no Brasil, privilegiando o enfoque em trabalhos que tenham como tema de análise central ações que se relacionem a construção e implementação de políticas públicas de caráter social.
Palavras-chave
   Políticas Públicas, Estado, Sociedade, Desenvolvimento
Público-Alvo
  O presente projeto irá contemplar diversos públicos, tais como discentes de universidades de todo o Brasil, além de docentes envolvidos em atividades relacionadas a temática desenvolvida pelo presente projeto - a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de políticas públicas. Irão participar também representantes de diversos setores da sociedade, como representantes de movimentos sociais etc, além da própria sociedade civil- com ênfase nos moradores da região circunvizinha a universidade. Acreditamos que a variedade do público participante nos parece permitir que o projeto consiga atingir seu principal objetivo: realizar um evento de âmbito nacional para promover o debate acerca de políticas públicas no Brasil e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento destas ações.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR/UFF) Avenida do Trabalhador, n°179, Jacuecanga, Angra dos Reis-RJ. CEP: 23914-360 Telefone (FAX): (24)3365-1642
«« Voltar