«« Voltar
Proposta de formação continuada de professores:parceria UFMS e Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista
Protocolo do SIGProj:   170565.792.787.29012014
De:02/03/2014  à  09/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Cristina Fagundes Schirmer
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  GAB/CCHS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  A Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista desenvolve uma proposta pedagógica que orienta a abordagem interdisciplinar dos conteúdos das áreas de conhecimento (História, Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Linguagem Matemática) e utiliza para a integração dessas áreas a “Metodologia da Problematização”. Tem sido delegada à escola a responsabilidade de realizar a complementação dos saberes essenciais à qualificação da prática docente por meio da formação continuada em serviço, o que exige que a equipe gestora, diretores e coordenadores, tenham domínio das áreas de conhecimento para a promoção dessa formação ou busquem estabelecer parcerias que a viabilizem. A adoção do livro didático de Ciências “Ápis” de autoria de Rogério G. Nigro e Maria Cristina da C. Campos escolhido como recurso de ensino e aprendizagem para 2014, vai exigir conhecimentos conceituais e procedimentais que necessitam algum tipo de formação específica; o manual do professor orienta a promoção de “não somente proposições de diferentes disciplinas científicas (a astronomia, a biologia, a física, a geologia, a meteorologia, a química, etc.), mas também novas temáticas relacionadas às Ciências da natureza, tais como as relações ciência-técnica e sociedade (CTS), a educação para a saúde e a educação ambiental”. Assim sendo, contar com o apoio dos profissionais da UFMS pode garantir as condições propícias à formação continuada dos professores e coordenadores para a promoção da melhoria do processo de ensino e das oportunidades de aprendizagem significativa dos alunos, além de otimizar a utilização dos recursos disponíveis no laboratório de Ciências e Matemática da escola.
Palavras-chave
   Formação continuada, Ensino de Ciências, Escola Públlica
Público-Alvo
  Professores do ensino fundamental da Escola Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista. Participarão também os bolsistas do PIBID/UFMS dos curso de Pedagogia e Biologia de Campo Grande (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Raquel Silveira - (67) 3314-5051
«« Voltar