«« Voltar
PRÓ-PARKINSON: TERAPIA OCUPACIONAL
Protocolo do SIGProj:   170136.803.11017.23012014
De:14/03/2014  à  14/01/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Danielle Carneiro de Menezes Sanguinetti
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CCS - CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Unidade de Origem
  Terapia Ocupacional - Terapia Ocupacional (Depto)
Resumo da Ação de Extensão
  A doença de Parkinson (DP) é uma doença progressiva e crônica que afeta 0,3% da população geral, e a segunda doença neurodegenerativa mais comum depois da doença de Alzheimer. Os sintomas motores da DP são tremor em repouso, rigidez muscular, bradicinesia e disfunções posturais. Além disso, comprometimentos nas habilidades cognitivas e emocionais também podem estar presentes, principalmente com a progressão da doença. Diante disso, o objetivo deste projeto é oferecer assistência em Terapia Ocupacional para promover a funcionalidade, participação e independência do paciente com DP nas suas atividades cotidianas. Serão utilizados instrumentos para avaliar os componentes de desempenho ocupacional (sensório-motores, percepto-cognitivos e psicossociais), áreas de desempenho ocupacional (atividades da vida diária, de trabalho e lazer) e a qualidade de vida. O tratamento terapêutico ocupacional será desenvolvido através de orientações com o Manual do Paciente com Doença de Parkinson do HC/UFPE, aplicação de atividades significativas e direcionadas ao quadro clínico, prescrição de recursos de tecnologia assistiva e treinamento com jogos em realidade virtual. Os pacientes serão convidados durante a sua consulta de rotina no Pró-Parkinson: Medicina (Neurologia e Clínica Médica) que ocorre no ambulatório de neurologia do HC/UFPE. Com essas ações, esperamos minimizar os agravos que o quadro clínico da doença ocasiona no desempenho ocupacional, na funcionalidade e nas atividades cotidianas do paciente, e com isso melhorar a qualidade de vida dessa população.
Palavras-chave
   Doença de Parkinson, Terapia Ocupacional, Educação de pacientes como assunto, Atividades Cotidianas, Assistência Ambulatorial.
Público-Alvo
  O público alvo principal são os pacientes com Doença de Parkinson atendidos no HC/UFPE, descritos na tabela abaixo como Outros. Docentes e estudantes de graduação também serão beneficiados pelo projeto, descritos como Público interno da Universidade. Também há participação de profissionais oriundos da iniciativa privada.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Por telefone: 2126.8931. Falar com a coordenadora do Projeto: Profa. Danielle Carneiro de Menezes Sanguinetti.
«« Voltar