«« Voltar
Ações Midiáticas e Autonomia: construção de um processo educativo com as comunidades de Engenho do Meio e Roda de Fogo (Cópia) 23-01-2014
Protocolo do SIGProj:   170121.803.87353.31012014
De:09/03/2014  à  09/01/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Evson Malaquias de Moraes Santos
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CE - CENTRO DE EDUCAÇÃO
Unidade de Origem
  Administração Escolar e Planejamento Educacional - Administração Escolar e Planejamento Educacional
Resumo da Ação de Extensão
  Propomos, neste projeto, um conjunto de ações que visam trabalhar com as comunidades de Engenho do Meio e Roda de Fogo a apropriação do uso autônomo de mídias, tais como rádio (rádio web e rádio poste), vídeo e impressos, no sentido de desenvolvimento de suas potencialidades comunicativas. O projeto se propõe a agir enquanto agente mediador e facilitador da livre expressão neste processo, enquanto uma ação construída em torno do Laboratório de Mídias Autônomas, que é parte do Centro Integrado de Saúde da UFPE.
Palavras-chave
   Comunicação Livre, Autonomia, Construção Coletiva, Ação Educativa
Público-Alvo
  O nosso principal público alvo, ou seja, os participantes que serão diretamente atingidos pelas ações, é composto pelos moradores das comunidades de Roda de Fogo e do Engenho do Meio. O CIS está localizado entre estas duas comunidades/bairros. Dentro dele, também teremos o público da própria universidade e de grupos que irão atuar em conjunto com o nosso projeto, totalizando, ao final, um número estimado de 40 pessoas. O público total, ou seja, o conjunto de pessoas potencialmente atingidas pela ação, está quantificado na tabela e será: (I) Ouvintes na rádio Web e frequência FM e nas rádios poste no CIS e na USF do Engenho do Meio. - docentes, discentes, técnicos e tutores da UFPE; equipes técnicas de saúde da família, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas (NAPI) e usuários das unidades de saúde (comunitários); equipe dos parceiros, como Escola Engenho. (II) Público que receberá os zines na universidade e nas comunidades ao redor. - idem ao anterior. (III) Pessoas que irão frequentar as seções do cineclube. - pessoas das comunidades de Roda de Fogo e Engenho do Meio. (IV) Participantes da oficina de comunicação livre e popular, que irão experimentar a transmissão de rádio via transmissor FM. (V) Participantes dos eventos trimestrais realizados nas praças. - idem aos anteriores.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar