«« Voltar
Capacitação dos produtores rurais de Santo Antônio da Patrulha: o emprego das Boas Práticas de Fabricação e Manipulação na agroindústria familiar.
Protocolo do SIGProj:   170106.711.139435.11022014
De:28/02/2014  à  31/07/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Francine Silva Antelo
Instituição
  FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Unidade Geral
  UE - Unidades Educacionais
Unidade de Origem
  EQA - Escola de Química e Alimentos
Resumo da Ação de Extensão
  O município de Santo Antônio da Patrulha-RS é caracterizado pela agricultura familiar, sendo os derivados da cana-de-açúcar (melado e açúcar mascavo), comercializados em fábricas de rapadura do município, a principal fonte de renda de muitas famílias. A partir desse contexto, o Campus da FURG-SAP, criado (2009), em conjunto com a EMATER-RS/ASCAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, se propõe, através do desenvolvimento deste projeto, auxiliar no desenvolvimento econômico e social da região, a partir da capacitação na agricultura familiar. Para tal, cursos de Boas Práticas de Fabricação - BPF serão oferecidos, abrangendo desde a produção de melado e açúcar mascavo até a de chimia, doce de leite e de aipim. Dessa forma, a comunidade poderá ser auxiliada na adequação do processamento, visando a qualidade e segurança alimentar e, além disso, no cumprimento das legislações vigentes para a ampliação da comércio de seus produtos.
Palavras-chave
   Agricultura familiar, Santo Antônio da Patrulha, Boas Práticas de Fabricação, Capacitação, Melado
Público-Alvo
  O público alvo da presente proposta abrange os agricultores do município filiados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. No ano de 2014, através do projeto 'AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA-RS: ORGANIZAÇÃO E AUXÍLIO TÉCNICO À PRODUÇÃO DE DERIVADOS DE CANA-DE-AÇÚCAR', coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Roberto de Menezes Peixoto, será dada continuidade à proposta em desenvolvimento em 2013, envolvendo mais especificamente 80 (oitenta) pessoas, relacionadas a 20 (vinte) agricultores produtores de melado, açúcar mascavo e cachaça, integrantes do programa 'Puro Engenho', e suas famílias. Essa proposta terá sua abrangência ampliada também para os produtores de doce de leite e chimia, assim como para a agricultura do aipim, com a finalidade de levar seus benefícios ao total do público alvo estimado. Os dirigentes, técnicos e funcionários das demais entidades participantes no projeto, EMATER-RS/ASCAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha-RS também terão benefícios em suas atividades, sendo considerados também como público alvo. A Prefeitura Municipal tem interesse na realização do projeto. O Secretário de Agricultura do município participa da Comitê Gestor do programa 'Puro Engenho', e articula o fornecimento de produtos derivados da cana-de-açúcar para merenda escolar pelos agricultores. A Secretaria de Educação lançou o edital para compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar e tem interesse na qualificação e atendimento a esta demanda. Da Secretaria da Agricultura estão incluídos o Secretário, 02 tecnológos em Gestão Rural e 02 Técnicos Administrativos, e da Secretaria de Educação a Secretária, a Nutricionista, além de mais 03 Técnicos Administrativos, somando 10 (dez) pessoas mais diretamente ligados ao programa, como público alvo. Entretanto toda rede de ensino do município também será beneficiada.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha
«« Voltar