«« Voltar
EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DE DIREITOS HUMANOS: MÚLTIPLOS OLHARES
Protocolo do SIGProj:   170090.807.86487.31012014
De:14/03/2014  à  14/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Maria Tavares Duarte
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAA - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
Unidade de Origem
  Núcleo de Formação Docente - Núcleo de Formação Docente
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto fundamenta-se na proposta de oficinas de atualização conceitual e prática acerca do conceito da educação inclusiva, dos processos de inclusão social e dos direitos humanos de uma maneira geral. Especificamente pretendemos levar ao debate as crenças e estereótipos que baseiam tais concepções e ações preconceituosas que envolvem as práticas educativas, voltadas à educação fundamental. Os(as) beneficiários(as) deste projeto - discentes do CAA e docentes da educação fundamental de Caruaru -, terão oportunidade assim, de revisar suas posturas e visões através oficinas quinzenas, constituídas por estratégias metodológicas baseadas em vídeos e dinâmicas de grupo, no sentido de criar espaços de reflexão e mudanças de atitudes que propiciem processos educativos mais justos, baseados na sensibilidade para a pluralidade de universos culturais e valores ampliados, além da compreensão crítica sobre a construção das diferenças e desigualdades humanas. Esta ação está vinculada a um grande projeto de pesquisa aprovado no CNPQ: MCT/CNPQ/SPM–PR/MDA. Nº020/2010, com ações desenvolvidas na região, sob a responsabilidade da mesma equipe de docentes da proposta aqui apresentada.
Palavras-chave
   Educação Inclusiva, Direitos Humanos, Inclusão Social.
Público-Alvo
   O público alvo é constituído de estudantes do Centro Acadêmico do Agreste e de docentes da rede Municipal de ensino de Caruaru e das cidades circo vizinhas. Tais participantes serão potencialmente reprodutores(as) das práticas discutidas e realizadas durante as oficinas propostas neste trabalho em suas salas de aula, com seus colegas e estudantes de suas turmas (no caso dos(as) docentes).
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   Os contatos para divulgação serão feitos em Caruaru, logo após a aprovação do projeto. Pretendemos elaborar folders e cartazes para impressão e divulgação em escolas de educação fundamental da cidade e na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal.
«« Voltar