«« Voltar
Educação Científica Baseada em Projetos
Protocolo do SIGProj:   169923.807.84381.24012014
De:31/01/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Katia Calligaris Rodrigues
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAA - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
Unidade de Origem
  Núcleo de Formação Docente - Núcleo de Formação Docente
Resumo da Ação de Extensão
  Ao longo dos últimos dois anos trabalhando com a proposta de Educação Científica Baseada em Projetos, temos observado que os estudantes da Educação Básica se tornam mais comprometidos e motivados com o processo de aprendizagem. Na última edição realizamos a proposta na escola Mário Sette e tivemos a grata surpresa de poder utilizar um laboratório de ciências que estava abandonado. Propomos à direção da escola uma parceria entre o Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC - UFPE) e o Mario Sette no sentido de adotarmos o Laboratório de Ciências e torná-lo parte ativa e integrante do processo de ensino. Desta forma, na edição 2014 da Educação Científica Baseada em Projetos, ECBP2014, continuaremos a trabalhar propostas de ensino baseadas em problemas ou projetos, mas agora auxiliando no desenvolvimento curricular das disciplinas de Química, Física e Matemática da primeira série do Ensino Médio. Pretendemos oferecer uma aula de laboratório por mês, para cada uma das turmas de primeira série, nas disciplinas citadas. Desta forma, deveremos ter discentes do NFD toda semana trabalhando na escola. Pretendemos continuar trabalhando com a metodologia de Ilhas de Racionalidade e a avaliação formativa, de forma a alcançar os objetivos formativos colocados pelos PCN para o ensino de ciências, ou seja, enfatizaram processos e fenômenos de relevância no mundo contemporâneo, permitindo um olhar investigativo sobre o mundo real, buscando promover uma aprendizagem mais significativa e o desenvolvimento de habilidades e competências próprias das ciências.
Palavras-chave
   Ensino baseado em investigação, aprendizagem significativa, competências, habilidades
Público-Alvo
  Temos três distintos públicos que serão atendidos com essa proposta de 2014. Discentes das licenciaturas de Química, Física e Matemática do NFD-CAA-UFPE, alunos da educação básica da escola estadual Professor Mario Sette de Caruaru, e os professores que atuam na escola Mario Sette.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação das atividades será realizada em sala de aula com a presença dos professores da escola, esclarecendo a forma de participação.
«« Voltar