«« Voltar
Projeto ADOLESCER: Aprendendo a ser um adolescente saudável numa abordagem interdisciplinar (Cópia) 19-01-2014
Protocolo do SIGProj:   169871.807.87908.27012014
De:14/03/2014  à  14/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Rosana Christine Cavalcanti Ximenes
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAV - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA
Unidade de Origem
  ENFERMAGEM - NÚCLEO DE ENFERMAGEM
Resumo da Ação de Extensão
  A adolescência é uma fase caracterizada por alterações físicas, mentais e sociais. Representa um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância. Essa transição é influenciada pela a adoção de hábitos pessoais, adquiridos no domicílio e no ambiente escolar, que podem modificar a saúde do corpo em desenvolvimento e levar ao aparecimento de distúrbios orgânicos que acompanham toda a adolescência e repercutem na vida adulta. A escola é um espaço de grande importância para o desenvolvimento do estudante. Além do programa de ensino, a educação em saúde envolve a identificação das condições orgânicas gerais e hábitos do adolescente e planejamento de ações para a promoção, proteção e recuperação da saúde. A identificação precoce dos hábitos posturais inadequados e de alterações na biomecânica corporal; identificação do estado nutricional; avaliação da saúde bucal; e investigação da saúde mental podem promover melhor qualidade de vida. Nesse contexto, constatou-se a necessidade de realizar a atividade de extensão. O projeto envolve a atuação, numa abordagem interdisciplinar, para atender e conhecer melhor as alterações de saúde do adolescente, possibilitando intervenções específicas e realmente eficazes para a sua realidade, interagindo com toda família e com a escola.
Palavras-chave
   ADOLESCENTE, HÁBITOS SAUDÁVEIS, FAMíLIA, ESCOLA
Público-Alvo
  Adolescentes de 10 a 19 anos de idade regularmente matriculados nas escolas, bem como professores, pais ou responsáveis.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O presente projeto será divulgado internamente nas dependências da escola onde as atividades serão desenvolvidas. Utilizaremos cartazes, panfletos e palestras para divulgação.
«« Voltar