«« Voltar
Amigos do Meio Ambiente: Formação de Agentes Ambientais (Cópia) 09-03-2012 (Cópia) 16-02-2013 (Cópia) 17-01-2014
Protocolo do SIGProj:   169836.807.87738.20012014
De:14/03/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Gilson Lima da Silva
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAA - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE
Unidade de Origem
  Núcleo de Tecnologia - Núcleo de Tecnologia
Resumo da Ação de Extensão
  A proposta consiste em implementar um programa de educação ambiental em uma escola municipal de Caruaru, para formação de agentes ambientais, através da execução de um plano de ação . Estes agentes atuarão no ambiente escolar e no entorno. O plano de ação consistirá nas seguintes etapas: a) identificação dos resíduos sólidos gerados através da elaboração de inventário para determinação da quantificação, classificação, armazenamento e destino final dos resíduos;b)determinação da quantidade e qualidade de água e esgoto gerado na escola, visando elaborar um programa de redução e reuso de água e prevenção de doenças de veiculação hídrica;c) acompanhamento do consumo de energia elétrica, objetivando elaborar uma programa de redução do consumo e usos de equipamentos eletrônicos com baixo consumo de energia; d) implantação de uma área verde na escola, com espécies endêmicas da caatinga, que possa despertar o interesse dos alunos pela flora da região do agreste. A equipe pretende difundir os resultados alcançados no projeto, através da elaboração de cartilhas, artigos , folders e outros materiais de divulgação que possam ser utilizados pelos professores e alunos em sala de aula, estendendo as boas práticas ambientais para a comunidade do entorno.
Palavras-chave
   Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Gestão ambiental, Sustentabilidade
Público-Alvo
  Alunos do ensino fundamental e professores da escola municipal parceira do projeto, técnicos da prefeitura, docentes e discentes da UFPE e participantes da comunidade do entorno da escola.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação do projeto será centralizada num responsável da equipe que buscará as parcerias com os meios formais de divulgação ( artigos, relatórios, capítulos de livro, anais, cartilhas), como também os outros veículos de comunicação ( jornais, televisão, rádio, multimídia, etc)
«« Voltar