«« Voltar
CINTURA FINA: prevenção e controle da obesidade e demais doenças crônicas não transmissíveis
Protocolo do SIGProj:   169741.807.117190.24012014
De:14/03/2014  à  14/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Erika Michelle Correia de Macêdo
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CAV - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA
Unidade de Origem
  NUTRIÇÃO - NÚCLEO DE NUTRIÇÃO
Resumo da Ação de Extensão
  A obesidade é considerada um grave problema de saúde pública, atingindo proporções epidêmicas tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento, estando relacionada com uma alta taxa de morbi-mortalidade, predispondo os indivíduos a diabetes, hipertensão, alterações desfavoráveis no perfil das lipoproteínas plasmáticas, resistência insulínica, síndrome metabólica e problemas cardiovasculares. Os dois aspectos mais referidos na literatura como seus determinantes são as mudanças no consumo alimentar, com aumento do fornecimento de energia pela dieta, e redução da atividade física, configurando o que poderia ser chamado de estilo de vida ocidental contemporâneo. Nesse aspecto, o presente projeto tem como objetivo dar continuidade a um programa de intervenção voltado para redução da ocorrência da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) entre os Usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Loteamento Conceição e Ipiranga, no município da Vitória de Santão através da inserção de novos usuários. Será realizada uma triagem na população atendida pela UBS, visando identificar os indivíduos com excesso de peso e/ou obesidade, os quais poderão também apresentar outras DCNT, tais como diabetes, hipertensão e dislipidemias. Aos indivíduos selecionados será aplicado um programa de atividades realizadas no início da ação e periodicamente conforme a necessidade, tais como prática regular de atividade física (três vezes/semana), avaliação clínica e nutricional (mensal), atendimento nutricional individual e/ou em grupo (semanal), além de reuniões semanais de aconselhamento e suporte social.
Palavras-chave
   obesidade, avaliação nutricional, atividade motora
Público-Alvo
  O público alvo da ação será composto por indivíduos (crianças, adolescentes, adultos e idosos) com sobrepeso ou obesidade cadastrados nas UBS do Loteamento Conceição e do Jardim Ipiranga e que se interessem em participar do projeto.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Contato do Coordenador do Projeto: Érika Michelle Correia de Macêdo Rua do Alto do Reservatório, s/n, Bela Vista, Vitória de Santo Antão E-mail: erikamichellec@yahoo.com.br Fone: 3523-3351
«« Voltar