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ANÁLISE DE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING NO SETOR VINÍCOLA: O IMPACTO DOS CONCURSOS INTERNACIONAIS NOS MERCADOS EXTERNO E INTERNO DE TRÊS EMPRESAS SELECIONADAS
Protocolo do SIGProj:   169542.820.75597.24032014
De:24/03/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Tatiane Pellin Cislaghi
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  O processo de internacionalização de empresas é um fenômeno complexo, que depende de uma série de fatores interrelacionados que precisam ser estudados antes da decisão de ingresso no mercado internacional. Ao abordar o cenário econômico do setor vitivinícola brasileiro, verifica-se a crescente busca pela internacionalização e as novas oportunidades que a mesma oferece. Neste contexto, devido a qualidade da produção vitivinícola brasileira que a cada ano ganha mais espaço no mercado nacional e principalmente no internacional, bem como as crescentes premiações conquistadas em concursos internacionais de vinhos, torna-se possível justificar a relevância do tema escolhido para este projeto. O mesmo visa identificar através da seleção de três indústrias vinícolas brasileiras que obtiveram maiores quantidades de premiações em concursos internacionais no ano de 2012, quais são as motivações estratégicas em internacionalizar-se por meio destes concursos, bem como verificar se os resultados obtidos nas estratégias de marketing internacional refletem no mercado interno e no externo. Com base nesta argumentação, o presente trabalho inicia apresentando uma breve descrição das empresas que serão estudadas juntamente com os objetivos da proposta de trabalho, seguindo com uma revisão bibliográfica sobre internacionalização e marketing internacional. Posteriormente segue uma descrição da metodologia a ser utilizada, ou seja, estudo de caso incorporado, de natureza qualitativa e exploratória, finalizando o mesmo com a descrição da análise dos resultados das entrevistas, buscando comparar a teoria com a prática.
Palavras-chave
   Internacionalização, Marketing Internacional, Concursos Internacionais de Vinho
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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