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Cultura lúdica e cognição: intervenções no contexto da inclusão (Cópia) 13-01-2014
Protocolo do SIGProj:   169513.781.28778.03022014
De:31/03/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Cristina Lucia Maia Coelho
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  ESE - Faculdade de Educação
Unidade de Origem
  SFP - Departamento de Fundamentos Pedagógicos
Resumo da Ação de Extensão
  A partir das perspectivas teóricas psicodinâmica e sócio-histórica, o projeto pretende desenvolver ações de cunho psicopedagógico, psicossocial e psicodiagnóstico visando à inclusão no contexto escolar e o desenvolvimento de alunos com transtornos da aprendizagem e/ou do desenvolvimento dentro dos pressupostos da política de inclusão escolar. Para tanto, as ações se nortearão em cinco eixos, a saber: (1) ações de cunho pedagógico as quais serão desenvolvidas a partir dos cursos de Especialização 'Educação Inclusiva' e do Mestrado Profissional Diversidade e Inclusão' e oficinas cujas temáticas se voltarão para o desenvolvimento cognitivo e psicoafetivo, transtornos da aprendizagem e psicopatologias e políticas públicas às professores do ensino público; (2) ações psicopedagógicas através de jogos eletrônicos educativos e material concreto junto aos alunos com necessidades educativas especiais nas salas regulares e de recursos; (3) ações de cunho psicodiagnóstico através de avaliações psicológicas e neuropsicológicas interativas e dinâmicas de alunos com suspeita de transtornos de desenvolvimento e/ou de aprendizagem, e por fim (4)ações de cunho psicossocial e preventivas nas quais serão desenvolvidas oficinas junto às famílias dos alunos NEES no sentido de participarem do processo de escolarização e desenvolvimento dos filhos e (5) ações de orientação profissional através de Planos Individuais de Transição ao mundo do trabalho para alunos NEES cuja faixa etária seja acima de 15 anos .
Palavras-chave
   inclusão social, transtornos do desenvolvimento, formação de professores, ações psicopedagógicas, direitos humanos
Público-Alvo
  Professores da rede estadual e municipal do Estado do Rio de Janeiro; Alunos com necessidades educacionais especiais da rede pública do Estado do Rio de Janeiro; Pais e famíliares dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   crismaia84@gmail.com
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