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Etnoeducação: Formação de Professores, Memória e Patrimônio
Protocolo do SIGProj:   169458.781.30224.11022014
De:28/02/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Adriana Russi Tavares de Mello
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras
Unidade de Origem
  RAEC - Departamento de Artes e Cultura
Resumo da Ação de Extensão
  Iniciado em 2014, esse projeto se vincula ao Programa Educação Patrimonial em Oriximiná, desenvolvido no âmbito do ERA e ICH. Realizado por docentes e alunos da UFF de diferentes cursos o programa se iniciou em 2008. Ele se constitui numa experiência teórico-metodológica transdisciplinar de pesquisa/intervenção, de formação de professores denominada Etnoeducação e que ocorre no âmbito da rede pública municipal de educação em Oriximiná. O principal objetivo da presente ação de extensão é aprofundar a formação de formadores desenvolvida pelo programa. Assim, analisaremos o impacto da etnoeducação na interface entre o patrimônio cultural e a memória como práticas sociais. Em 2015 acompanharemos as atividades do Grupo de Pesquisa Etnoeducação, Cultura e Patrimônio inicialmente constituído pelo programa. Realizaremos duas principais atividades: a primeira tratará de um conjunto de atividades correlacionadas à etnoeducação e à educação patrimonial e suas relações com a formação de professores . A outra atividade se volta à difusão das ações dessas pesquisas e à articulação dos demais projetos (Memória e Documentação do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná. Memória e Comunicação do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná) vinculados ao supracitado programa, em fase de inscrição, Processos Coletivos de Ensino e Aprendizagem e Memória como Método e Dispositivo de Formação no contexto da Etnoeducação e do Patrimônio Cultural, executados em 2014.
Palavras-chave
   Formação de Professores, Cultura, Educação, Patrimônio Cultural, Memória
Público-Alvo
  Público interno - Grupo de estudo: graduandos da UFF, especialmente de Produção Cultural, Psicologia, Serviço Social, História e áreas afins, e Técnicos Administrativos. Público externo: - Grupo de estudos: membros da comunidade externa ao PURO, sobretudo os da Secretaria de Educação e Cultura de municípios parceiros como Oriximiná, São Pedro da Aldeia e Araruama interessados nas discussões sobre memória, patrimônio cultural, método de pesquisa-intervenção e educação; Atendimento Indireto: Alunos das escolas participantes dos projetos pilotos executados por meio do Programa Educação Patrimonial em Oriximiná – PROEXT 2014.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   proeduc.orixi.uff@gmail.com www.patrimoniocultural.uff.br www.uff.br/patrimoniocultural
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