«« Voltar
A CONSTRUÇÃO DE UM CUIDADO INTERDISCIPLINAR NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO
Protocolo do SIGProj:   169189.781.49817.20012014
De:31/12/2013  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Anna Alice Amorim Mendes
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  CMS - Instituto da Saúde da Comunidade
Unidade de Origem
  MSS - Departamento de Saúde em Sociedade
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto A CONSTRUÇÃO DE UM CUIDADO INTERDISCIPLINAR NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTONIO PEDRO, apenso ao Programa TECI-HUAP, objetiva contribuir para a construção de um cuidado interdisciplinar no Hospital Universitário Antonio Pedro, com a implementação da integralidade do cuidado aos usuários do hospital, seus familiares e cuidadores, revendo a perda da dignidade e autonomia sob os protocolos diagnósticos e terapêuticos, remodelando o conceito de doença ao considerar os sintomas como símbolos potencialmente regeneradores dos estados mórbidos. Nesse processo, através da participação conjunta de estudantes, docentes e profissionais técnicos de diversas áreas do conhecimento, não apenas da saúde, mas também de psicologia, serviço social, ciências sociais, arte e comunicação social, contribui para a humanização e a visão interdisciplinar na formação de estudantes de diversos cursos da UFF. Ao mesmo tempo, constrói um saber transdisciplinar, fruto da troca rica e livre entre pessoas com distintas bagagens e diferentes olhares sobre o processo da doença e da cura, da vida e da morte, o que facilita a ressignificação, pelo doente, do período que está vivendo. O projeto produz conhecimento, a ser veiculado através de artigos em revistas científicas. Promove intercâmbio com outras instituições na capacitação e educação continuada de profissionais. O ensino do cuidado com material expressivo como instrumento terapêutico a equipes multiprofissionais em um hospital geral é ação pioneira no HUAP. Como proposta de Integralidade, estende o olhar à família, cuidador e sociedade, compreendendo a doença do indivíduo como uma das múltiplas facetas de uma mesma dinâmica.
Palavras-chave
   Cuidado Interdisciplinar, Saúde integral, Terapia Expressiva, Educação permanente, Humanização no Hospital Universitário.
Público-Alvo
  PÚBLICO ALVO/ano: maior que 3000 pessoas. Clientes do HUAP: pacientes, seus familiares e cuidadores = mais de 2000 Servidores do HUAP (atingidos pelas ações atuais, número a ser ampliado progressivamente): 40. Profissionais de saúde de outras instituições: como alunos no Curso Cuidar de si com Arte, têm estágio de campo nas sessões de Terapia Expressiva oferecidas aos pacientes do HUAP, integrando a equipe interdisciplinar de cuidado, sob supervisão direta da Dra. Denise Vianna, que ministra o Curso, e da coordenação desse projeto: em torno de 20 (já que menos da metade dos alunos do curso são funcionários do HUAP). Alunos de diversos cursos da UFF, incluindo medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, serviço social, cinema e audiovisual, publicidade, com demanda já existente de alunos de outros cursos (geografia, educação física, veterinária, odontologia, ciências sociais) para integrarem o projeto: 20 atuando diretamente no projeto, um número bem maior e variável atingido indiretamente, já que a coordenação do projeto é convidada a ministrar aulas esporádicas em disciplinas obrigatórias para cursos como medicina, enfermagem, etc. (por exemplo, em 2012, 3 aulas, 2 em turmas de medicina e 1 em turma de enfermagem, cada uma incluindo 40 alunos) = 120 Público diverso e externo: 800 ou mais. Quando apresentamos o trabalho em outras instituições, em congressos e simpósios, sem contar com o público incalculável atingido pelos artigos publicados com os resultados do trabalho.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   terapiaexpressiva@hotmail.com; arte.vianna@gmail.com; annamendes1954@hotmail.com; lenitalorena@yahoo.com.br terapiaexpressivauff.blogspot.com.br
«« Voltar