«« Voltar
Desenvolvimento de uma assistência fisioterapêutica contínua na doença de Parkinson e na demência do tipo Alzheimer: UFMS garantindo qualidade de vida à população
Protocolo do SIGProj:   168665.792.47137.06012014
De:02/03/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Gustavo Christofoletti
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  GAB/CCBS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Os distúrbios neurodegenerativos representam condições clínicas graves, por provocar declínio psíquico e motor. As doenças de Alzheimer e de Parkinson, entidades nosológicas altamente prevalente no idoso, constituem um grave problema de saúde, pois comumente levam à exclusão social do paciente. Embora apresentem déficit cognitivo como um de seus principais sintomas incapacitantes, as alterações motoras são comuns nos estágios avançados da doença, aumentando o risco de comorbidades da referida população. O objetivo deste projeto é promover atendimento fisioterapêutico gratuito a idosos com doença de Parkinson e demência de Alzheimer, bem como esclarecer os familiares a respeito de práticas a serem realizadas no lar. Para tal, participarão deste projeto de extensão discentes e docentes do curso de Fisioterapia da UFMS, que terão com função: 1) Promover atendimento fisioterapêutico aos paciente; 2) Realizar palestras na Associação Brasileira de Alzheimer; 3) Desenvolver cartilhas e panfletos sobre o assunto; 4) Apresentar resultados em eventos científicos (Congreso Latinoamericano de Fisioterapia, 2014) e; 5) Elaborar artigos científicos. A Associação Brasileira de Alzheimer de Mato Grosso do Sul consta com 100 pacientes e cuidadores cadastrados e, por meio deste projeto, pretende-se esclarecer os familiares sobre a disfunção proveniente da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Palavras-chave
   Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Fisioterapia
Público-Alvo
  O público-alvo deste projeto de extensão será o de pacientes com doença de Alzheimer e doença de Parkinson, a serem selcionados em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer e o Ambulatório de Neurologia do NHU/UFMS.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   3345-7837
«« Voltar