«« Voltar
Multiplicidades: ilustração, espaço e memória
Protocolo do SIGProj:   167999.183.198138.31122013
De:31/01/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Gonçalves Ribeiro
Instituição
  UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Unidade Geral
  CLA - Centro de Letras e Artes
Unidade de Origem
  EBA - Escola de Belas Artes
Resumo da Ação de Extensão
  A Presente ação visa a integração com a comunidade acadêmica e não acadêmica no projeto que consiste em gerar reflexões a partir de encontros, workshop oficinas, grupos de leitura e outras ações, em parceria com centros culturais e instituições de ensino, com o intuito de contribuir com o exercício de pensamento sobre representação, espaço e memória. A experimentação de diferentes tipos de representação (evitando as dicotomias tradicionais entre tridimensional e bidimensional, virtual e não-virtual, texto e imagem), buscará problematizar as noçoes de representação, espaço (territórios e dimensões) e memória (a memória não é a restituição de algo e não fica restrita ao passado). Uma preocupação efetiva pelas questões relativas à memória e suas interações visa incentivar a construção de espaços de convivência que instaurem processos dialógicos, possibilitando novos modos de reinventar o cotidiano por meio da produção de artefatos (representações). A partir dessas ideias, poderemos explorar outras questões, como por exemplo, como uma imagem, no campo do design visual, pode resistir à categorização e explorar sua multiplicidade? Ou ainda, ao existir diferentes significados disseminados a partir de representações, isso poderia significar a desestabilização de alguma essência ou origem? A ação também visa incentivar troca de experiências projetuais e interdisciplinares entre professores e alunos, estimulando a participação colaborativa. Algumas ações serão registradas em vídeo/fotos e posteriormente, este material será disponibilizado em blog, a fim de servir de material didático para o estudo de diferentes aspectos.
Palavras-chave
   design Visual, representação, ilustração, espaço, memória
Público-Alvo
  O projeto visa, por meio de workshops e grupos de leitura e discussão, envolver docentes do ensino médio, a comunidade em geral e universitário e discentes de outras áreas por meio de técnicas voltadas à representação de comunicação visual, ampliando esta abordagem a outras práticas do cotidiano.
Situação
  Atividade
Contato
  
«« Voltar