«« Voltar
O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Protocolo do SIGProj:   167695.847.197726.28112014
De:31/07/2013  à  30/08/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Carmem Eliana Garcia
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PROFLETRAS - Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Trata-se de uma pesquisa-ação para trabalhar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com o gênero artigo de opinião, na Educação de Jovens e Adultos, etapa correspondente ao Ensino Fundamental II. Nesta pesquisa, buscamos refletir sobre a necessidade e relevância do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa por meio dos gêneros do discurso, nos quais se materializam todos os aspectos gramaticais, além daqueles essencialmente discursivos. Partindo da hipótese de que, se o aluno for exposto a um trabalho sistemático e sistematizado de leitura de diferentes gêneros, aprenderá a dominar os recursos linguístico-discursivos necessários à produção escrita autoral em artigos de opinião, por exemplo, elaboramos uma sequência didática e realizamos, no período de dois meses, aulas de leitura, discussão do conteúdo, identificação das características do gênero discursivo artigo de opinião - forma composicional, estilo e conteúdo temático - e análise de exemplares publicados em jornais e revistas nacionais dirigidas a diferentes públicos. Foram propostas duas produções de artigo de opinião, para que os alunos se manifestem a respeito do conteúdo de cinco artigos de opinião lidos e discutidos em sala de aula. De acordo com as necessidades de cada discente, foram solicitadas as reescritas das produções. Desse processo, selecionamos algumas produções e analisamos as marcas de autoria identificáveis nos enunciados concretos produzidos, considerando o contexto de interação necessário para a constituição do aluno-autor. Nossas reflexões e análises estão ancoradas na teoria enunciativo-discursiva de abordagem sócio-histórica do Círculo de Bakhtin e nos estudos mais recentes sobre gêneros discursivos.
Palavras-chave
   Ensino, gêneros do discurso, autoria, Educação de Jovens e Adultos.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar