«« Voltar
Os Confins da Psicanálise em Tela: a Mulher, o Corpo, o Amor e a Morte
Protocolo do SIGProj:   166859.781.48809.22012014
De:05/01/2014  à  29/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Paulo Roberto Mattos da Silva
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  EGH - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Unidade de Origem
  GSI - Departamento de Psicologia
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de extensão encontra-se articulado com o programa permanente de extensão “Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica - GSI/HUAP e o Grupo de Pesquisa CONFINS. A presente perspectiva foge às propostas usuais de discussão e apresentação de filmes, pois procura escapar da mera aplicação de um saber sobre os elementos presentes no contexto cinematográfico, por se considerar que desta forma há um enfraquecimento do vigor reflexivo que uma obra de arte pode fazer despontar. A utilização de obras cinematográficas e literárias é prática utilizada pelo nosso grupo desde 1986, apresentando resultados significativos ao longo desses anos em termos de importante contribuição ao processo de formação profissional, principalmente, mas não exclusivamente, na área psicológica. Por essa via, pretende-se encontrar elementos significativos que possam escapar de interpretações apriorísticas advindas de qualquer campo de saber, mas, ao contrário, busca-se utilizar dos elementos cinematográficos para interpelar a Psicanálise e demais saberes constituídos, na direção de um avanço consistente. Assim, abre-se um canal de trocas pluridisciplinar onde a proposta consiste em que diversas disciplinas possam se debruçar sobre temas humanos importantes para fomentar a criação de formulações transdisciplinares capazes de gerar práticas produtivas em termos da área da saúde e do contexto da aprendizagem, quando esses envolvem a aquisição de habilidades psicológicas de difícil assimilação, como é o caso do atendimento clínico de pacientes, aspecto importante da formação em Psicologia. Em suma, o projeto é cenário do encontro de disciplinas com o saber psicológico que se renova no encontro com a 7ª arte.
Palavras-chave
   Cinema, Artes, Psicanálise, Clínica
Público-Alvo
  Alunos do Curso de Graduação em Psicologia e áreas afins da Universidade Federal Fluminense e de outras instituições, além de outros estudantes interessados; Equipes de saúde do HUAP; Profissionais da área de saúde de diversas instituições; Pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Pesquisa de CONFINS: lugar de trabalho clínico e de pesquisa em psicanálise e psicopatologia fundamental; Estagiários do Serviço de Psicologia da Área Cirúrgica GSI/HUAP; Alunos das disciplinas Tópicos Especiais em Psicologia I (optativa), e Psicologia Hospitalar I ministradas pelo prof. Paulo Mattos , além de discentes em Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica de I a IV também sob a responsabilidade do prof. Paulo Mattos
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Através do site www.uff.br/spac é possível se obter amplo conhecimento do projeto. Contato: conhecimento sobre o projeto e o contato com o seu coordenador podem ser estabelecidos através do e-mail paulormattos@globo.com.
«« Voltar