«« Voltar
Projeto LeishNão: educação sanitária como ferramenta de controle e prevenção da leishmaniose em Campo Grande-MS
Protocolo do SIGProj:   166715.792.22682.29012014
De:02/03/2014  à  19/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Juliana Arena Galhardo
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAMEZ - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
Unidade de Origem
  GAB/FAMEZ - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Das doenças negligenciadas junto à Organização Mundial de Saúde as leishmanioses estão entre as seis endemias prioritárias no mundo. A leishmaniose visceral ocorre em quase todos os continentes e estima-se que a cada ano 500.000 são infectadas e aproximadamente 51.000 morrem devido à doença. É uma zoonose causada por protozoários do gênero Leishmania, sendo veiculada através de vetores flebotomíneos e no Brasil, a doença é causada por Leishmania chagasi, cujo vetor principal é Lutzomyia longipalpis. Na região Centro-Oeste do Brasil, Mato Grosso do Sul apresenta o maior número de casos notificados de leishmaniose visceral humana, diversos destes ocorrendo em Campo Grande. O objetivo desta ação é atuar continuar a educação em saúde na área de maior incidência da doença em humanos e cães do município, o bairro Aero Rancho.Nesta segunda edição do projeto serão realizadas atividades em escolas e no centro comunitário do bairro utilizando atividades lúdicas, palestras, teatros e distribuição de cartilhas e folders. Espera-se que com este projeto a população esteja esclarecida e conscientizada sobre a importância da doença, os métodos de prevenção e que haja, gradualmente, a diminuição da incidência da doença como reflexo da prática popular dos métodos de prevenção.
Palavras-chave
   Saúde pública veterinária, leishmaniose visceral, Campo Grande
Público-Alvo
  Estudantes, educadores e funcionários das escolas, pais dos estudantes e também a população em geral do bairro, de quaisquer idades.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Professora Juliana Arena Galhardo, FAMEZ-UFMS. Av. Felinto Muller, 2443, Jd. Ipiranga, CEP 79070-900. Campo Grande-MS (67) 3345-3601 / 3345-3544 juliana.galhardo@ufms.br leishnao.blogspot.com facebook.com/leishnao
«« Voltar