«« Voltar
Divulgação e Popularização da Produção Acadêmico-científica e Tecnológica na Região Serrana do RJ
Protocolo do SIGProj:   165423.781.62420.09022014
De:13/04/2014  à  30/12/2014
 
Coordenador-Extensionista
  Simone dos Santos Barreto
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PUNF - Polo Universitário de Nova Friburgo
Unidade de Origem
  MGD - Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo
Resumo da Ação de Extensão
  As cidades do interior do estado do Rio de Janeiro presenciaram nos últimos anos um aumento do número de cursos oferecidos por Instituições de Ensino Superior e Técnico, públicas e privadas. Neste contexto, se faz necessário a interlocução entre esses diferentes centros difusores e produtores de saberes de forma a possibilitar aos discentes a troca de experiências, assim como a interlocução com a comunidade local. O presente projeto tem como objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa, extensão, ensino, inovação e assessoramento acadêmico, desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior e Técnico na região serrana do estado do Rio de Janeiro. A fim de alcançar este objetivo, quatro ações serão realizadas: (1) II Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana; (2) Curso de Férias em Biologia Molecular e em Patologia para alunos do Ensino Médio; (3) Visitação ao Campus da UFF/ Nova Friburgo por alunos do Ensino Fundamental ou Médio; e (4) Determinação do Risco Cardiovascular na População de Nova Friburgo. Essa iniciativa possibilitará aos alunos de Graduação e Pós-Graduação conhecer os trabalhos desenvolvidos em sua Unidade assim como os trabalhos desenvolvidos por outras Instituições da sua região, oportunizando a troca de experiências. Além disso, os alunos de Ensino Fundamental e Médio poderão vivenciar o ambiente acadêmico, despertando seu interesse pela busca de conhecimento e assim contribuindo para a formação de profissionais qualificados. O projeto também pretende difundir o conhecimento sobre alimentação saudável e a necessidade desta na prevenção e controle de doenças cardiovasculares para a população local.
Palavras-chave
   Difusão e Popularização, Ciência e Tecnologia, Extensão, Ciências da Saúde, Pesquisa
Público-Alvo
  O público-alvo das ações vinculadas a este projeto é constituído pela comunidade interna do PUNF, discentes de graduação e pós-graduação, docentes e técnicos administrativos, além da comunidade externa, incluindo aquela vinculada a outras instituições de ensino de diferentes níveis (superior, médio e fundamental), bem como a população em geral. De acordo com cada ação proposta, a população-alvo assume algumas especificidades, em função da natureza e objetivos dessas ações. Na II ETARSERRA tal público é constituído por alunos do Ensino Médio do Município de Nova Friburgo, alunos de graduação e de pós-graduação das IES da Região Serrana e demais regiões do estado do RJ. Quanto aos Cursos de Férias em Biologia Molecular e Patologia, a população atendida será especificamente de alunos do Ensino Médio, do primeiro e segundo anos, matriculados em escolas públicas do Município de Nova Friburgo. Na ação de Visitação ao Campus da UFF/ Nova Friburgo, serão atendidos alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de Nova Friburgo. Já a ação Determinação do Risco Cardiovascular na População de Nova Friburgo é destinada a crianças, jovens, adultos e idosos moradores da cidade.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   II ETARSERRA Site: http://etarserrauff.wix.com/punf E-mail: etarserra.uff@gmail.com Cursos de Férias em Biologia Molecular e em Patologia Email: divulgandoaciencia@gmail.com Visitação ao Campus da UFF/ Nova Friburgo Site: http://inscricaoagendapunf.wix.com/2013 E-mail: inscricaoagendapunf@gmail.com
«« Voltar